Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMYR BARATA CHEBLY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMYR BARATA CHEBLY
DATA : 07/05/2021
LOCAL: GOOGLE MEET

VULNERABILIDADES DO ESTADO DO CEARÁ PERANTE ÀS MUDANÇAS DO CLIMA

CORDEX, Impacto socioambiental, Ensemble.

Estudos sobre vulnerabilidade às mudanças climáticas são de grande relevância em diversas partes do globo. A região Nordeste do Brasil, especificamente o estado Ceará é vulnerável à ocorrência de eventos extremos climáticos, com períodos de secas severas a enchentes, situações que causam impactos em diversos setores socioeconômicos, como consumo humano, agrícola, recursos hídrico e energético, biodiversidade e proliferação de doenças. Portanto, a utilização de indicadores de vulnerabilidade e modelos climáticos tornam-se ferramentas imprescindíveis para analisar como regiões vulneráveis serão afetadas em condições de mudanças climáticas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar os municípios vulneráveis perante às mudanças do clima no estado do Ceará. Para tal, utilizaram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, desastres naturais, DATASUS, MapBiomas, bem como dados dos cenários RCP4.5 e RCP8.5 oriundos de simulações dos modelos climáticos do Coordinated Regional Climate Downscaling Experiment (CORDEX). Sendo assim, inicialmente, almeja-se identificar as áreas vulneráveis dos municípios cearenses por meio do Índice de Vulnerabilidade Municipal, o qual está relacionado à Pobreza, Doenças Infecciosas, Desastres Naturais, Organização Sociopolítica e Estrutura Socioeconômica. A metodologia é baseada na atribuição de notas indicativas de (4) maior ou (0) menor vulnerabilidade para cada variável. Em seguida, a combinação das variáveis por meio da média aritmética e padronização das variáveis, gerando os índices e sub-índices com valores que variam na escala entre (0) menos vulnerável e (1) mais vulnerável. Por fim, combinações de simulações (Ensemble) de diferentes Modelos Climáticos Regionais (MCR) para os cenários RCP4.5 e RCP8.5, em que será analisado mediante a técnicas estatísticas de Regressão Múltipla por Componentes Principais. Isto posto, os resultados preliminares mostraram que para o Índice de Cobertura Vegetal e Desmatamento (ICVD) 63 municípios apresentaram maior cobertura vegetal em relação ao desmatamento, sendo que para 121 municípios do Ceará a cobertura vegetal diminui em relação ao desmatamento. Em relação ao Índice de Desastres Naturais (IDN) 72% dos municípios apresentaram menor grau de vulnerabilidade e 28% maior grau de vulnerabilidade as interferências climáticas de origem meteorológica. Por fim, o Índice de Exposição (IE) que são a junção do ICVD e IDN, foram notadas áreas vulneráveis com predominância entre moderado-baixo (0,200 a 0,400) a moderado (0,401 a 0,600).

Presidente - 1914304 - KELLEN CARLA LIMA
Interna - 792.031.834-34 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - UFRN