Banca de DEFESA: FELIPE FERREIRA MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE FERREIRA MONTEIRO
DATA : 10/12/2020
LOCAL: Plataforma ZOOM/google meet

ILHA DE CALOR URBANA E SUA INFLUÊNCIA NA MICROFISICA DE NUVENS EM METROPOLES BRASILEIRAS

Amazônia; Balanço de energia urbano; Clima urbano; Sensoriamento Remoto Termal; Precipitação Urbana; TRMM; Brisa de Rio.

As áreas urbanas modificam o balanço de energia em superfície, levando ao maior acumulo de calor, tendo como consequência a elevação nos valores de temperatura do ar e de superfície, se comparados as áreas rurais circundantes. Essa condição é descrita pelo fenômeno da ilha de calor urbana, o qual vêm sendo mais investigado por diferentes campos nos últimos anos. Este fenômeno afeta na saúde da população, consumo de energia dentre outras áreas. No Brasil, a intensa urbanização, agregando maiores de grandes cidades têm efeitos diretos na intensidade do fenômeno, que eleva os riscos de mortalidade por doenças relacionadas ao calor, além do aumento no consumo de energia dentre outros impactos. Diante desse contexto, surgiu a preocupação de conhecer em detalhes sobre a presença e os efeitos do fenômeno ICU nas grandes metrópoles brasileiras. verificar sua influência sobre as características da precipitação e propriedades microfísicas das nuvens. Para permitir essa compreensão, foram utilizadas metodologias aplicadas a dados de sensoriamento remoto ativo e passivo, aliados a estudos estatísticos, as quais permitiram compreender os efeitos da ICU nas diferentes regiões metropolitanas e suas relações com outras variáveis ambientais (Albedo superficial e NDVI), analisando as tendências da ICU ao longo de 17 anos (2000-2016) e as similaridades entre regiões metropolitanas, a partir de testes estatísticos, como: Mann Kendall, Theil-Sen, t-Student (t pareado). Nossos resultados indicam que todas as regiões metropolitanas estudadas apresentam ilha de calor, tanto diurna como noturna. Deste total, 10 apresentaram tendência positiva nos valores de ICU diurna estando relacionadas a 2 diferentes fatores biofísicos investigados, NDVI e Albedo superficial mesmo que em diferentes níveis. Manaus foi a região metropolitana com a maior ilha de calor diurna registrada, além de seu entorno homogêneo com cobertura florestal, por conta disso foi selecionada para avaliarmos as propriedades microfísicas de nuvens. Foram estudados as propriedades Ice Water Path (IWP), Rain Water Path (RWP), Chuva convectiva e Chuva em superfície para um período de 15 anos (2000-2014), durante a estação seca da região metropolitana de Manaus. A região foi selecionada por ser aquela que registra a maior intensidade de ilha de calor diurna do Brasil. As observações indicaram que no período estudado, as taxas de precipitação convectiva urbana sempre foram mais elevadas, durante todo o dia. Mas havendo variações nas concentrações de IWP e RWP, segundo o horário do dia, decorrente das variações nos fluxos de energia em superfície. Com relação a distribuição espaço-temporal no ciclo diurno, foi evidenciado que a precipitação e outras propriedades microfísicas das nuvens, são moduladas pela circulação local, em especial pela ação da brisa de rio. Durante a madrugada, os valores mais elevados de todas as propriedades microfísicas estudadas estão sobre o rio, enquanto pela tarde ocorrem nas margens. Nesse contexto assinalamos que em grande parte das metrópoles brasileiras, durante a estação seca, foram identificadas as maiores intensidades do fenômeno ilha de calor urbana e que possivelmente, um dos efeitos, está na redução da precipitação (convectiva e em superfície) sobre a área urbana durante o dia, o que agrava os impactos do calor sobre os habitantes urbanos e expõe a superfície urbana a receber uma maior carga de radiação.

Presidente - 1164414 - WEBER ANDRADE GONCALVES
Interno - 1858120 - DAVID MENDES