Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVAN LUTERO DE CARVALHO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVAN LUTERO DE CARVALHO FILHO
DATA: 21/09/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geofísca
TÍTULO:

Estimativa do Vapor d´Água integrado utilizando dados de estações GNSS terrrestres para aplicações na troposfera sobre as cidades de Natal e Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

GNSS; ZTD; IWV; Pluviometria; Nowcasting


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Meteorologia
ESPECIALIDADE: Sensoriamento Remoto da Atmosfera
RESUMO:

Neste  trabalho apresenta-se uma análise de dados de sinais GNSS captados em estações receptoras de superfície, visando aplicações relacionadas ao cálculo da quantidade de vapor d´água na troposfera. Os dados dos sinais GNSS foram obtidos diretamente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) através da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Continuo dos Sistemas GNSS). O processamento dos dados foi realizado utilizando-se o software GIPSY, do JPL-NASA (Jet Propulsion Laboratory), que processa os dados observados dos satélites e fornece os valores de ZTD (Zenital Tropospheric Delay) ou Atraso Zenital Troposférico. A partir do conhecimento da temperatura e da pressão na posição da antena receptora dos sinais, determinou-se o IWV (Integrated Water Vapor), Vapor d´água Integrável na coluna atmosférica, que pode ser relacionado a pluviometria local. Aplicações foram feitas para as cidades de Natal e Mossoró e das séries de tempo obtidas para os parâmetros ZTD, IWV e Pluviometria, foram realizadas as correlações entre as variáveis acima, partindo de análises estatísticas por meio do software R. A utilização dos sinais de GNSS vem sendo utilizada como ferramenta de auxílio para a PNT, previsão numérica de tempo, utilizando-se o parâmetro IWV como dado de entrada para modelos de aplicações de Nowcasting.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345792 - MARIO PEREIRA DA SILVA
Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Interno - 350830 - JOSE HUMBERTO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 02/09/2015 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao