Processo Seletivo - bolsa de pesquisa - Programa Nacional de Pós-Doutorado

EDITAL N° 04/2014-PPGCC - OBS: O Edital está em anexo a esta publicação

 

PROGRAMA NACIONAL DO PÓS-DOUTORADO

(PNPD/CAPES-2014)

 

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública, pelo presente Edital, a abertura do Processo Seletivo para a seleção de uma (01) bolsa de pesquisa para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES) no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da UFRN.

 

1.    Das Inscrições

As inscrições devem ser feitas via Correios/SEDEX até o dia 30 de setembro de 2014, devendo o candidato encaminhar a documentação de inscrição para o seguinte endereço:

 

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC)

Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Av. Senador Salgado Filho, s/n. Campus Universitário

Lagoa Nova – Natal/RN

CEP: 59078-970.

 

Para maiores informações: telefone (84) 3342-2479; e-mail: ppgcc@ccet.ufrn.br.

2.    Do perfil da vaga

2.1   Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, nas áreas de Ciências Atmosféricas e/ou Climáticas, em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

2.2  As atividades devem ser desenvolvidas em Natal - RN;

2.3  O bolsista deverá desenvolver projeto de pesquisa relacionada às áreas de Ciências Atmosféricas e/ou Climáticas, alinhado com as áreas temáticas do PPGCC;

2.4  Para fins de elegibilidade, os candidatos devem estar de acordo com as normas do Programa Nacional de Pós-Doutorado, pela Portaria CAPES nº. 86/2013 (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes);

2.5  O valor da bolsa mensal segue o regulamento do PNPD da Capes que, no momento é do valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), pagos diretamente ao bolsista.

3.    Da Documentação

3.1  Os documentos, abaixo relacionados, deverão ser encaminhados para o endereço indicado acima, até o último dia do período de inscrição (item 1 deste Edital). Para fins dessa inscrição será considerada a data da postagem que não ultrapasse a data limite da inscrição. Os documentos são:

 

a)    Carta de intenção, mencionando a linha de pesquisa e justificando a relevância do projeto dentro do contexto do PPGCC;

b)    Projeto de pesquisa;

c)    Cópia do currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes – CNPq (www.cnpq.br);

d)    Cópias dos artigos e trabalhos publicados, conforme enumerados no currículo Lattes.

 

4.    Dos Critérios de Seleção

O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção, considerando:

 

4.1  Etapa 1 – Exame do Projeto de Pesquisa (Peso 6): a análise do projeto será baseada nas orientações dispostas no Anexo I deste Edital.

4.2  Etapa 2 – Análise do currículo (Peso 4): a pontuação será contabilizada de acordo com as normas de pontuação prevista na ficha de avaliação da prova de títulos da Resolução n. 108/2013-CONSEPE-UFRN, em seu Anexo IX (http://goo.gl/FzsvNO).

 

Para fins da nota final, será considerada a média ponderada das notas de cada etapa do Processo Seletivo.

5.    Dos Resultados e Classificação Final

5.1  A classificação final dos candidatos deverá ser homologada pelo Colegiado do PPGCC e levará em consideração a nota final do candidato. Só serão considerados aprovados, os candidatos cuja média for igual ou superior a 7,0 (sete). Em caso de empate, levar-se-á em consideração as notas obtidas na etapa 2.

5.2  Os resultados da classificação final serão divulgados até o dia 15 de outubro de 2014, na Secretaria de Pós-Graduação em Ciências Climáticas e no link:  www.posgraduacao.ufrn.br/ppgcc

6.    Dos Casos Omissos

Os casos omissos serão apreciados pela Comissão de Seleção, cabendo recurso ao COLEGIADO do Programa.

7.    Das Disposições Finais

7.1  É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento do cronograma durante todo o processo seletivo. A Comissão de Seleção se reserva o direito de realizar alterações nas datas quando houver motivo de força maior. Nesses casos, as eventuais alterações serão amplamente divulgadas, mas cabe ao candidato acompanhar a página de internet do PPGCC e manter atualizados todos os outros meios de contato para as alterações e eventualidades, caso ocorram.

7.2  Até três dias úteis após a divulgação do resultado final caberá recurso ao COLEGIADO do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas da UFRN, o qual terá um prazo de três dias úteis para a decisão final.

7.3  O PPGCC não se responsabiliza pelo não recebimento de informações relacionadas ao Processo Seletivo por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

8.    Das Disposições Gerais

Os interessados poderão entrar em contato com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas da UFRN através do e-mail: ppgcc@ccet.ufrn.br, ou pelo telefone (84) 3342-2479 ou ainda no seguinte endereço:

 

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas

Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Av. Senador Salgado Filho, s/n. Campus Universitário

Lagoa Nova – Natal/RN

CEP: 59078-970.

 

Natal-RN, 02 de setembro de 2014.

 

 

ANEXO I

Modelo para elaboração do projeto de pesquisa

 

O projeto de pesquisa deve considerar: identificação do problema de pesquisa, clareza nos objetivos propostos, justificativa, consistência e coerência teórica e a pertinência com as áreas temáticas do PPGCC.

 

O conteúdo do projeto deve deixar clara a vinculação do projeto com as áreas de Ciências Atmosféricas ou Climáticas, fundamentada pelas referências teóricas e metodológicas da área.

 

Formatação: Corpo do texto: MS Word ou similiar, Fonte: Times New Roman, Tamanho: 12, Espaçamento entre linhas: 1,5; Títulos: Times New Roman, 14, negrito. Folha de rosto contendo: titulo do projeto (Times New Roman, 16, negrito, centralizado) e nome do candidato (Times New Roman, 14, negrito, centralizado). Todas as margens: 2,5 cm. Numeração de páginas: centralizada inferior.

Os projetos devem conter no máximo 10 páginas, incluindo as referências.

 

Tópicos obrigatórios a serem considerados no projeto:

 

  • Resumo (máximo 20 linhas);
  • Introdução composta por: identificação do problema de pesquisa, justificativa, revisão de literatura e objetivos da proposta;
  • Fontes de dados e metodologias de análise;
  • Resultados esperados;
  • Referências;
  • Plano de trabalho e cronograma de execução;
  • Metas anuais de produção científica (artigos, capítulos de livro, trabalhos em congressos, etc).

 

Notícia cadastrada em: 02/09/2014 10:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao