Sono e Aprendizagem em Octopus insularis
Polvo, sono, aprendizagem, Octopus insularis
Dentre os animais invertebrados, a classe dos cefalópodes, pertencentes ao filo Mollusca, tem destacado-se em pesquisas por sua notável inteligência e capacidade de aprendizagem. Em especial os polvos, têm apresentado comportamento complexo, quanto a organização de seu sistema nervoso, incluindo um lobo para aprendizagem. Estes animais apresentam ainda, como já conhecido em vertebrados, habilidades de aprendizagem por toque e observação. Na literatura constam estudos realizados com O. vulgaris em que foi verificado que polvos são capazes de mudar comportamento por resultados de experiências, demonstrando
que estes podem associar informações e reproduzir respostas adaptativas de comportamento. O sono é um comportamento que se apresenta em diversos táxons do reino animal e já é bastante estudado em vertebrados, principalmente nos mamíferos e nas aves. Contudo, dentre os invertebrados, no caso dos polvos, constam registros comportamentais e eletrofisiológicos que apontam para a existência de pelo menos duas fases do sono. Dentre os objetivos deste estudo, busca-se relacionar a aprendizagem e inteligência desses animais com os padrões de sono observados, bem como investigar e descrever em detalhes, por meio de uma quantificação comportamental abrangente, a aprendizagem da espécie Octopus insularis, caracterizar os processos de aprendizagem e identificar se há relação com o sono. Usando gravações em vídeo, o trabalho pretende avaliar se os jovens adultos desta espécie são capazes de aprender uma nova tarefa, chamada aqui de "bonecas russas", que exige que os animais abram sequencialmente até 3 frascos diferentes, um dentro do outro, um menor que o outro, com uma recompensa (peixe, caranguejo ou camarão) dentro do frasco menor. Foi observado que os polvos são capazes de abrir os 3 tipos de potes, abrindo-o muitas vezes de forma diferente, o que evidencia a capacidade cognitiva e versatilidade desses animais.