Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL BENDER CHAGAS LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL BENDER CHAGAS LEITE
DATA: 15/04/2016
LOCAL: INSTITUTO DO CÉREBRO

Aspectos epidemiológicos e eletrofisiológicos do Ouvido Absoluto

Ouvido Absoluto, Frequency Following Response - FFR, Potencial evocado de tronco encefálico

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia

A percepção da altura de um som é uma habilidade universal em seres humanos, entretanto  alguns indivíduos se destacam por serem capazes de identificar ou produzir um tom em uma altura particular sem o uso de uma referência externa, habilidade essa conhecida por Ouvido Absoluto (OA). Estudos sobre a prevalência do OA sugerem que línguas tonais, aprendizado de piano nos primeiros 6 anos de vida e herança genética contribuem para o desenvolvimento dessa habilidade de reconhecimento e nomeação de alturas sonoras. Entretanto, nenhum estudo quantificou a prevalência do OA no Brasil, um país com ampla e informal tradição musical. Nessa palestra, apresentarei a prevalência de OA na Escola de Música da UFRN. A identificação de músicos com diferentes níveis de proficiência em testes de reconhecimento tonal permitiu a realização de estudos de correlação entre a habilidade e parâmetros eletrofisiológicos. Tradicionalmente, a investigação dos mecanismos responsáveis pela expressão do OA se restringe ao córtex cerebral, como o plano temporal e o córtex frontal dorso-lateral. No entanto, até onde sabemos, nenhum trabalho investigou a participação de estruturas subcorticais na expressão dessa habilidade. Assim, apresentarei resultados com os potenciais evocados do tronco encefálico que sugerem a participação dessa estrutura em tarefas de identificação de alturas.

Presidente - 1728817 - CLAUDIO MARCOS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Interno - 1976236 - EMELIE KATARINA SVAHN LEAO
Externo ao Programa - 704.055.591-35 - JOÃO ANTONIO JESUS BACELLO MACHADO SOUSA - UPMC
Notícia cadastrada em: 12/04/2016 13:30