Banca de DEFESA: AGDA PATRÍCIA PONTES DE AQUINO

DATA: 31/03/2011

LOCAL: Auditório C - anexo do CCHLA

Casal Nacional: Significações do corpo e do figurino no Telejornalismo

Comunicação. Televisão. Telejornalismo. Corpo. Moda. Figurino.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

O objetivo principal deste trabalho é investigar as significações do corpo e do figurino como componentes essenciais do discurso estético dos jornalistas de televisão, exemplificados através dos apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo. Inspira-se nos caminhos propostos pela semiótica, aliados a outras técnicas de investigação científica, para identificar as relações de significado presentes nessa forma não-verbal de comunicação. Para tanto, o trabalho recorre ao conceito de comunicação proposto pelos autores da Escola de Palo Alto, mais especificamente a conceituação de Watzlawick et al. (2005), que a entende como relação inerente ao ser humano. Os preceitos do pensamento complexo e do princípio hologramático de Morin (1990), que prezam pela união e pela necessidade de ligar o conhecimento dos elementos ou partes ao dos conjuntos ou sistemas que elas constituem, também se faz presente no pensamento que norteia o trabalho. No decorrer dos capítulos, explicitamos nosso entendimento do corpo e da televisão como mídias e da moda e do telejornal como linguagens. O trabalho aborda também uma história televisual do Jornal Nacional, com o objetivo de compreender melhor as propostas estéticas do telejornal ao longo do tempo, de seus apresentadores e figurinos. Os elementos que fazem parte dos planos de expressão e do conteúdo da linguagem televisual são abordados para que se possa compreender melhor o papel do corpo e do figurino dos apresentadores nesse contexto. Por fim, fazemos análises das significações do corpo e do figurino dos apresentadores de telejornal através dos seus estereótipos, da sua inserção no ciclo da moda e ainda na análise televisual dos principais elementos que compõem o figurino do casal de apresentadores do Jornal Nacional: cores, modelagens e acessórios. Dessa forma buscamos fortalecer a compreensão do figurino – indissociável do corpo – como comunicação e detalhar alguns dos seus processos de produção de sentido.

Presidente - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO NICOLAU - UFPB
Interno - 1640014 - MARIA ANGELA PAVAN
Notícia cadastrada em: 24/02/2011 15:28