Banca de DEFESA: FRANCISCA LEONORA DA COSTA SALES

DISCENTE : FRANCISCA LEONORA DA COSTA SALES
DATA : 02/06/2023
LOCAL: LABCOM

MÍDIA TELEVISIVA E O MELODRAMA DA SALVAÇÃO: AS MULHERES NAS REPORTAGENS SOBRE SITUAÇÃO DE RUA DA RECORD TV

Mulheres em situação de rua; Telejornalismo; Gênero e Mídia; Produção de Sentido; Subjetividades.

A pesquisa possui como seu principal objetivo analisar as narrativas telejornalísticas sobre as mulheres em situação de rua, compreendidas como um grupo heterogêneo de pessoas do gênero feminino que não possuem moradia fixa e dispõem das ruas como local de habitação. Serão analisados os programas “Câmera Record” e “Repórter Record Investigação”, ambos veiculados pela Record TV, buscando compreender como essas histórias são contadas ao público e quais os sentidos que produzem. Para isto, foi realizado um levantamento das edições produzidas entre os anos de 2017 e 2022, somando onze matérias, que constituem o corpus de análise. O período de tempo foi escolhido com base na problemática da situação de rua, que se agravou com o passar dos anos, em decorrência da pandemia de COVID-19 e da queda no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no país. O trabalho se utiliza de uma combinação das metodologias de Análise Fílmica (PENAFRIA, 2009); Análise de Conteúdo, baseada em BARDIN (2011) e Roleta Interseccional, proposta por CARRERA (2020). A pesquisa categoriza e analisa as reportagens produzidas pelos programas aqui especificados se utilizam de uma linguagem predominantemente melodramática para apresentar as situações de vulnerabilidade social às quais essas mulheres encontram-se submetidas.

Presidente - 1912232 - LIVIA CIRNE DE AZEVEDO PEREIRA
Interno - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Externo à Instituição - ANA MARIA DA CONCEIÇÃO VELOSO - UFPE
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 14:30