Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA DINIZ DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA DINIZ DE SOUZA
DATA : 24/09/2021
HORA: 11:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

QUANDO A VIDA PERDE A COR:
a comunicação do luto em A Espuma dos Dias, de Michel Gondry.


PALAVRAS-CHAVES:

cinema, produção de sentido, luto, cores, mídia. 


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O cinema retrata os mais diversos sentimentos em suas narrativas e a perda é um deles. O objetivo dessa pesquisa é analisar o filme A Espuma dos Dias (L'Écume des Jours, 2013), de Michel Gondry, adaptação do romance homônimo escrito por Boris Vian, publicado em 1947. O intuito desse trabalho é questionar se as cores escolhidas pelo diretor, presente nos elementos cênicos da obra, estão relacionadas com o processo de luto vivido pelo personagem principal, Colin. A narrativa, que possui aspectos surrealistas, conta a história de amor entre Colin e Chloe, que após o casamento descobre um nenúfar crescendo em seu pulmão. Plantas são usadas na tentativa de afastar sua doença, sem sucesso. Sem recursos, Colin busca formas de conseguir o dinheiro para custear o tratamento, mas logo Chloe estará morta. A hipótese levantada nesse estudo é que a alteração na paleta de cores está relacionada com o luto vivido pelo personagem Colin, além de ser um marcador cronológico da narrativa. O filme apresenta mudanças significativas com relação às cores, pois ao descobrir a doença terminal de Chloé, o mundo de Colin se transforma, os cenários se tornam cada vez mais escuros, perdendo todo o seu colorido, finalizando a narrativa com a fotografia em preto e branco. O diretor francês Michel Gondry, em seu universo lúdico, trabalha aspectos profundos da natureza humana, buscando em suas memórias e vivências, a poética necessária para transformar dor em arte. Para compreensão da sua mise-en-scène, utilizaremos Bordwell (2008), Oliveira Jr. (2013), Elsaesser (2018) e Rancière (2005). Para compreender o processo de luto e identificá-lo na obra, utilizaremos o conceito de cinco fases do luto de Elisabeth Kübler-Ross (1996), que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. O processo de luto não está relacionado apenas com a morte em si, mas com todos os sentimentos presentes em um processo de perda (em caso de doenças terminais, fim de relacionamento e a morte, por exemplo) mas pode ocorrer a partir da descoberta, como no caso do luto antecipatório, conceito proposto por Kovács (1992).  A metodologia empregada é a de análise fílmica Vanoye e Goliot-Lété (2012), de forma qualitativa. Para a seleção do material utilizaremos o método de decupagem (DELEUZE, 1983). Após esse processo, será produzida a paleta de cores de cada imagem, utilizando o Adobe Color nesse processo. A análise cromática será embasada pelos autores Farina (2000), Guimarães (2001), Heller (2013) e Silveira (2015).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1640014 - MARIA ANGELA PAVAN
Interno - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Externo ao Programa - 1693229 - GILMAR SANTANA
Externo à Instituição - MARCIA GOMES MARQUES - UFMS
Notícia cadastrada em: 10/09/2021 12:29
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