Banca de DEFESA: KARINA MORITZEN BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA MORITZEN BARBOSA
DATA : 25/09/2020
HORA: 16:00
LOCAL: DECOM
TÍTULO:

Entre gatas, demônias, flores e darma: Atravessamentos de gênero em cenas musicais natalenses de rock


PALAVRAS-CHAVES:

Feminismo; cenas musicais; Natal; gênero; rock


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Esta pesquisa investiga a participação de bandas formadas exclusivamente por mulheres na cena musical de rock independente de Natal/RN em três diferentes décadas que foram influenciadas pelas transformações do movimento feminista: 1960 (segunda onda), 2000 (terceira onda) e 2010 (quarta onda). A segunda onda marcou a revitalização do movimento com as famosas contribuições de Simone de Beauvoir; a terceira trouxe as reivindicações das feministas negras das margens para o centro (HOOKS, 2019; LUGONES, 2019; CARNEIRO, 2019) e a quarta marca a influência dos meios digitais na popularização do discurso feminista (PARRY et. al., 2019).  Utilizando o conceito de cenas musicais desenvolvido por Will Straw (1991), assim como as interpretações de pesquisadores brasileiros como Jeder Janotti Jr. (2013), Simone Pereira de Sá (2011; 2013), Luciana Xavier de Oliveira (2018) e Tobias Queiroz (2019), esta dissertação constrói-se aqui um panorama que atravessa as cenas musicais de rock independente atuantes na cidade do Natal, dando destaque às bandas compostas exclusivamente por mulheres. Busca-se entender por que há uma disparidade de gênero entre a quantidade de musicistas homens e mulheres atuantes nestas cenas musicais. Por meio de uma revisão histórica da chegada do rock a Natal que remonta dos anos 1960 até os dias atuais, identifica-se as bandas compostas exclusivamente por mulheres e suas integrantes são entrevistadas qualitativamente para que seja desenvolvida uma análise dentro das categorias "relação com a música", "relação com o feminismo" e "relação com a cena musical". As categorias estão em sintonia com as teorias de gênero, feminista e dos estudos culturais sobre mulheres e rock para melhor compreender as mediações que impactam e dificultam suas existências em cenas musicais de rock., Oo objetivo do tro do trabalho é construído alcançado através de entrevistas não-estruturadas que foram realizadas com dezessete mulheres. São elas asas integrantes  de quatro bandas:das bandas estudadas em profundidade: As Gatas, ativas em 1966; Darma, em 2005; Flor de Nis e demonia em 2017. Além delas, fazem também parte da pesquisa uma das musicistas das Peraltas ativas nos anos 1960 e duas organizadoras do festival feminista Girls on X. As entrevistas foram coletadas de diferentes formas para melhor alcançar as mulheres, tendo sido feitas presencialmente, por Skype, por e-mail e por Whatsapp. A análise dos conteúdos foi orientada por Bardin (1971), juntamente com o embasamento discutido na fundamentação teórica. As mediações que atravessam as existências das mulheres nas cenas musicais, suas primeiras experiências como musicistas (LEONARD, 2007; BAYTON, 2005a; BAYTON, 2005b; COHEN, 2005; MCROBBIE, 2005) e seu contato com o feminismo são discutidas para guiar as análises desenvolvidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2312564 - DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA
Interna - 007.943.004-05 - DENISE CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES - UFRN
Externa à Instituição - LUCIANA XAVIER DE OLIVEIRA - UFABC
Externo à Instituição - TOBIAS ARRUDA QUEIROZ - UERN
Notícia cadastrada em: 10/09/2020 16:03
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