Banca de QUALIFICAÇÃO: LADY DAYANA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LADY DAYANA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 27/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Identidade no cinema realizado por mulheres: Um olhar sobre a produção brasileira contemporânea


PALAVRAS-CHAVES:

Mulheres Cineastas; Cinema Brasileiro Contemporâneo; Igualdade de Gênero; Identidade.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Esta pesquisa analisa cinco filmes do cinema brasileiro contemporâneo realizados por cineastas brasileiras com o objetivo de entender a produção de sentido e a identidade assinalada nas formas de representação da mulher na narrativa em obras dirigidas por mulheres. À luz de diferentes conceitos no âmbito da Teoria do Cinema e dos Estudos de Gênero buscamos compreender quais aspectos e impasses contribuem para a desigualdade de gênero na indústria do cinema brasileiro. As cineastas e os filmes investigados e analisados nesta tese são: Laís Bodanzky (SP) e o filme Como Nossos Pais (2017); Jorane Castro (PA) e o filme Para Ter Onde Ir (2018); Roberta Marques (CE) e o filme Rânia (2012), Cristiane Oliveira (RS) e o filme Mulher Do Pai (2016); e Adriana Vasconcelos (DF) e o filme Mãe (2018). Nesta investigação fazemos as seguintes indagações: Como se constrói a noção de identidade nessas obras cinematográficas dirigidas por mulheres no contexto do cinema brasileiro contemporâneo? Como tem se desenvolvido a trajetória das cineastas pesquisadas no que toca a realização de seus filmes? Como estas cineastas encaram as barreiras impostas ao seu trabalho e o desejo por produzir uma obra que sobreviva ao tempo? As implicações do poder nas relações sociais na sociedade capitalista e os conceitos evidenciados nos estudos de Saffioti (1987), J. Butler (2003), Foucault (1988) e Bourdieu (1998) são relacionados na análise, com enfoque para as questões que transitam pela produção cinematográfica e as formas de enfrentamento ao machismo e à discriminação de gênero relacionadas ao trabalho das cineastas objeto desta tese. Quanto à metodologia, desenvolvemos a análise fílmica sob a perspectiva teórico-metodológica da Poética do Cinema, proposta por Gomes (2004). O corpus de análise abrange filmes dirigidos por cineastas de cinco regiões do Brasil, incluindo especificamente filmes de longa-metragem de ficção protagonizados por mulheres na última década no século XXI (2009-2019). A análise das obras, e também das trajetórias, dessas cineastas mulheres é o meio para compreender de que forma o trabalho de direção cinematográfica é conduzido e quais dificuldades encontra no contexto de colocação no mercado e resistência, no panorama de produção de filmes de longa-metragem no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345775 - MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
Interna - 1640014 - MARIA ANGELA PAVAN
Externo à Instituição - DAIANY FERREIRA DANTAS - UERN
Notícia cadastrada em: 05/08/2020 17:01
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