Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA KARLA DANTAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA KARLA DANTAS DA SILVA
DATA : 06/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 1B
TÍTULO:

 

 

COMUNICAÇÃO E PODER: DA AUTONOMIA À AUTOMAÇÃO NA ERA DO CAPITALISMO INFORMACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Estudos da Mídia, Comunicação, Poder, Capitalismo Informacional


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Esta pesquisa tem como tema a convergência entre dois eixos: a comunicação e o poder. Inserida no campo dos estudos da mídia, a investigação busca reiterar o argumento de que as relações de poder são construídas na mente a partir de processos de comunicação, e que, portanto, estratégias psíquicas são mais efetivas do que táticas de força e de inibição. Isso significa que para além do poder hard e do poder soft, (NYE, 2004; 2012), baseados na repressão e na intimidação, respectivamente, estamos diante de novos agenciamentos de dominação, marcado pelo poder smart (idem), uma instância do poder que opera mediantes estratégias sofisticadas de sedução, por meio das tecnologias midiáticas. Enquanto o poder duro rege a “sociedade disciplinar” (FOUCAULT, 1979), atuando a partir dos aparelhos repressivos e, apoiado no capitalismo comercial e industrial, usa da força para manter a ordem; e o poder suave conduz a “sociedade de controle” (DELEUZE, 2010), atuando mediante aparelhos ideológicos e, apoiado no capitalismo financeiro, utiliza-se de normas e regras para vigiar, controlar e punir; o poder inteligente tem guiado um tipo de sociedade que não parece se enquadrar nos contextos repressivos e inibidores. Mediante aparelhos midiáticos e, tomado pelo “capitalismo informacional” (CASTELLS, 1999) e suas modulações – “capitalismo de dados” (BENTES, 2018), “de plataforma” (SRNICEK, 2017) e “de vigilância” (ZUBOFF, 2015; 2019) – o poder smart usa da sedução para atrair, persuadir e agir sobre a mudança de comportamento. Nesse sentido, buscaremos compreender, a partir do Facebook, como essas novas relações entre comunicação e poder estão sendo estruturadas pelo capitalismo informacional. Partimos de quatro hipóteses, isto é, é possível que o capitalismo informacional esteja agindo de modo a gerar: a) mais comunicação, portanto, mais poder; b) mais comunicação, no entanto, menos poder; c) menos comunicação, portanto, menos poder; d) menos comunicação, no entanto, mais poder. Até o momento, a pesquisa aponta para a quarta hipótese, revelando que o capitalismo informacional tem contribuído para o aumento da informação e da automação, assim como para a redução da comunicação e da autonomia. Para tanto, com o intuito de comprovar tal hipótese, tomamos a cartografia como metodologia, por reconhecer o aspecto rizomático do objeto (DELEUZE & GUATTARI, 1997; SANTOS, 1988; ROLNIK, 2007; VENTURINI, 2010; KASTRUP, 2007; KIRST, GIACOMEL, RIBEIRO, COSTA & ANDREOLI, 2003).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Externo à Instituição - FRANCISCO PAULO JAMIL ALMEIDA MARQUES - UFPR
Interno - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES
Presidente - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
Notícia cadastrada em: 26/03/2020 09:39
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