Banca de DEFESA: TAIANNE DE LIMA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAIANNE DE LIMA GOMES
DATA : 15/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 1
TÍTULO:

O USO DE CONTEÚDOS TRANSMÍDIAS NA TV: UMA ANÁLISE DE TELEJORNAIS DA GLOBO E DA INTER TV CABUGI
NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos da Mídia. Práticas Sociais. Telejornalismo. Redes Sociais Digitais. Transmídia.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

pesquisa pretendeu analisar como os telejornais de maior audiência da TV Globo, apontada como a terceira maior emissora comercial do mundo e a maior da América Latina, e da Inter TV Cabugi, a TV de maior audiência do Rio Grande do Norte, têm se apropriado da narrativa transmídia para ampliar o seu conteúdo informacional da tela da TV para as redes sociais, especificamente, o Facebook e o Instagram. Considerou-se que a TV e a internet são os meios de comunicação mais utilizados pela população brasileira. Nesse sentido, esta dissertação se justifica uma vez que o atual cenário midiático de convergência coloca uma série de desafios para mídia dita tradicional. Um deles é buscar formas de conviver e concorrer com as redes sociais digitais. Para o estudo estão em análise as edições e as postagens do Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia RN e RNTV 2ª edição, no período de 26 de fevereiro a 03 de março de 2018. Nesta pesquisa, a fundamentação teórica baseia-se em autores, tais como Bourdieu (1997) que, há 20 anos, nomeou de omnibus, o conteúdo dos telejornais que interessam a todo mundo, mas que não tocam em nada de importante; Jenkins (2003; 2009), primeiro autor a elencar os princípios fundamentais que cercam a narrativa transmídia; Fechine (2013), que caracterizou as estratégias e os tipos de conteúdo transmídia na teledramaturgia brasileira; Moloney (2011; 2015), autor que apresenta a transmidiação no campo do jornalismo; e Gambarato (2013), que propõe o modelo analítico de projeto transmídia. Quanto à metodologia, utiliza-se a análise de conteúdo e, em relação ao método de procedimento, foram empregados os princípios da narrativa transmídia, elencados por Gambarato (2013; 2016), às edições e às postagens dos referidos telejornais. De maneira geral, os telejornais estudados não utilizam as redes sociais para engajar o público, bem como não fazem uso da estratégia transmídia, uma vez que utilizam as redes sociais como espaço para reprodução de conteúdo já divulgado na TV, o que configura a estratégia crossmídia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1694773 - VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
Interno - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
Externo à Instituição - CARLOS PERNISA JUNIOR - UFJF
Notícia cadastrada em: 14/06/2018 14:17
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