Banca de DEFESA: EUZEBIA MARIA DE PONTES TARGINO MUNIZ

DISCENTE: EUZEBIA MARIA DE PONTES TARGINO MUNIZ
DATA: 19/03/2014
LOCAL: Auditório A - CCHLA

Comunicar e interagir em novos espaços: apropriação das mídias sociais nos processos comunicacionais das bibliotecas da UFRN

Práticas de comunicação. Mídias sociais. Web 2.0. Bibliotecas universitárias. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação

O presente estudo discorre acerca da prática de comunicação nas bibliotecas a partir da apropriação dos recursos da web 2.0, em especial das mídias sociais, estabelecendo a partir dos aspectos da midiatização novos cenários de comunicação em seus ambientes. Objetiva compreender como na sociedade contemporânea, as bibliotecas, que simbolizam um espaço tradicional na busca por informações e conhecimentos, modificam seus contextos mediante os recursos tecnológicos envolvidos em seu cenário, e especificamente, verifica como o processo de midiatização está inserido nos processos comunicacionais das bibliotecas, observando a relevância da apropriação das mídias sociais, em especial twitter e facebook, por parte das bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Utiliza como procedimentos metodológicos, uma abordagem teórica no que concerne à pesquisa conceitual com investigação de assuntos referentes às mídias sociais, prática de comunicação, midiatização e sociedade em rede, bem como caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, de natureza qualitativa, com a adoção do estudo de caso utilizando de entrevistas e observação direta, para analisar  a reconfiguração do cenário das bibliotecas universitárias situadas na UFRN. Conclui-se, apresentando um panorama de como se estabelece esta realidade de utilização das mídias sociais no cenário investigado, verificou-se que há uma nova ambiência comunicativa que envolve as práticas diárias das bibliotecas que gera novas possibilidades de divulgação de serviços, de disseminação de informação e de interação com o usuário.

Externo à Instituição - MARCELO SABBATINI - UFPE
Presidente - 1544641 - MARIA ERICA DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 1694773 - VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
Notícia cadastrada em: 12/02/2014 08:54