Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ GERALDO BEZERRA GALVÃO JÚNIOR

DISCENTE: JOSÉ GERALDO BEZERRA GALVÃO JÚNIOR

DATA: 23/11/2010

LOCAL: PPGPA-EAJ

Sustentabilidade dos sistemas de produção de leite bovino no município de Acari/RN

Palavras-chave: pecuária, meio ambiente, recursos naturais, desenvolvimento.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Zootecnia

SUBÁREA: Produção Animal

José Geraldo Bezerra Galvão Júnior

RESUMO

A atividade da bovinocultura leiteira apresenta expressiva representatividade na economia mundial, sendo responsável pela geração de emprego, renda e relevante fixação do homem no campo. No Brasil, o leite está entre os principais produtos da agropecuária, tendo sua produção distribuída por todos os estados da federação. Contudo, as descontroladas formas e níveis de exploração dos recursos naturais aplicados a estes sistemas, podem estar contribuindo para a sua redução, em termos quantitativos e qualitativos. No Estado do Rio Grande do Norte a microrregião do Seridó destaca-se como uma das principais bacias leiteiras. A atividade é desenvolvida, na sua grande maioria, em estabelecimentos familiares, com baixo nível de inovação tecnológica e sazonalidade da produção, em função dos períodos chuvoso e seco ao longo do ano. Diante disso, o objetivo deste projeto é avaliar os níveis de sustentabilidade nos sistemas de produção de leite bovino no município de Acari, Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa será desenvolvida nos estabelecimentos agropecuários, em que a bovinocultura leiteira seja praticada como atividade principal. Informações preliminares, referentes aos estabelecimentos, serão obtidas junto ao Escritório Local do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte – EMATER/RN. Posteriormente, serão selecionadas 30 propriedades, aleatoriamente, que correspondam significativamente às regiões do município. Os dados serão coletados por meio da aplicação de questionário de campo, estruturado com questões abertas e diretas abordando aspectos que envolvam os aspectos de viabilidade econômica, desenvolvimento humano, conservação e preservação dos recursos naturais dos sistemas em análise. Os dados passarão por análise descritiva e de cluster, utilizando o Programa SAS (Analysis Systems Institute).  Espera-se obter uma escala de distribuição das propriedades quanto ao seu nível de sustentabilidade, para que seja possível o desenvolvimento de ações direcionadas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da atividade na região.

Interno - 986835 - GELSON DOS SANTOS DIFANTE
Interno - 1219008 - MAGDA MARIA GUILHERMINO
Interno - 1726100 - MARCONE GERALDO COSTA
Notícia cadastrada em: 31/03/2011 08:15