Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN GRACE DA SILVA SOLON

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIAN GRACE DA SILVA SOLON
DATA: 28/10/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula do PPgDITM - UFRN
TÍTULO:

TÍTULO DO PROJETO DE TESE: Qualidade Analítica Baseada no Projeto como Ferramenta de Desenvolvimento de Métodos Analíticos em Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência.

 

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA QUE SERÁ APRESENTADO NO EXAME: Qualidade Analítica Baseada no Projeto (aQbD) como Ferramenta de Desenvolvimento de Método Cromatográfico de Ultra Performance para Análise Simultânea de Corticosteroides e seus Metabólitos em Diferentes Matrizes Biológicas.


PALAVRAS-CHAVES:

aQbD, CLUE, corticosteroides, metabólitos, farmacometria


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Uma proposta inovadora de desenvolvimento de método cromatográfico de ultra performance  para análise de  corticosteroides  e seus metabólitos  em diferentes matrizes biológicas é apresentada. A combinação entre química verde e qualidade analítica baseada no projeto (aQbD) permitirá  o desenvolvimento do método  analítico  em menor  tempo, assegurará a qualidade, além de minimizar impactos ambientais, exposição do analista aos agentes químicos e ainda, aliado ao estudo farmacométrico, trará benefícios notórios  em termos econômicos para a análise de produtos farmacêuticos e para a saúde pública. A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é uma técnica bastante consolidada e exigida pelas agências regulatórias,  aplica-se  em diversas determinações dentro do campo farmacêutico,  como identificação e quantificação de fármacos, metabólitos, impurezas e produtos de  degradação. Entretanto,  possui como enorme desvantagem o alto consumo de solventes tóxicos usados rotineiramente, gerando resíduos prejudiciais à saúde do analista e ao meio ambiente. Na última década, o cromatógrafo líquido de ultra eficiência (CLUE) foi desenvolvido com o objetivo principal de diminuir o tempo de análise e o consumo de solventes, garantindo a mesma confiabilidade analítica da CLAE.  Por gerar menos resíduo que a técnica anterior, o CLUE tem atendido aos princípios da química verde. No entanto, a adoção de “tecnologias verdes” requer suporte para que esta medida se torne fortalecida. Nesse caso, uma contribuição pode ser oferecida pela qualidade analítica baseada no projeto (aQbD). Quality by Design (QbD) é um conceito de qualidade introduzido recentemente na indústria farmacêutica, apesar de ter sido idealizado há décadas.  O  QbD  surgiu da necessidade de maior flexibilização nos processos de fabricação e  possui objetivos pré-definidos com ênfase no  planejamento,  desenvolvimento  e processo  do  produto. Mais recentemente, essa abordagem tem sido empregada no  controle analítico  (aQbD), principalmente relacionado ao desenvolvimento de métodos cromatográficos. Nesse projeto, a química verde e a abordagem  aQbD  serão combinadas no desenvolvimento de métodos inovadores por cromatográfia líquida de ultra eficiência os quais serão aplicados na análise de corticosteroides e seus metabólitos em diferentes matrizes biológicas,  tanto de humanos como de animais,  e os resultados obtidos serão utilizados em estudos de farmacometria.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1492900 - CICERO FLAVIO SOARES ARAGAO
Externo ao Programa - 1893445 - EUZEBIO GUIMARAES BARBOSA
Externo ao Programa - 2140814 - FERNANDO HENRIQUE ANDRADE NOGUEIRA
Externo ao Programa - 1149501 - MARCO VINICIUS MONTEIRO NAVARRO
Notícia cadastrada em: 25/10/2015 16:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao