Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA SOEIRO DE FARIAS SILVA JUNQUEIRA AYRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA SOEIRO DE FARIAS SILVA JUNQUEIRA AYRES
DATA: 16/10/2015
LOCAL: Sala de Aula do PPgDITM - UFRN

Atividade antidepressiva de extratos de duas variedades de Passiflora edulis: participação de monoaminas e neurotrofinas

Depressão, P. edulis var. edulis,  P. edulis var. flavicarpa, modelo de desamparo aprendido,  modelo de estresse crônico variável.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

A depressão é considerada um transtorno psiquiátrico crônico e comum que afeta 350 milhões de indivíduos de todas as idades ao redor do mundo. As plantas  medicinais  constituem uma rica fonte de compostos biologicamente ativos, mostrando seu potencial terapêutico para  o tratamento de diversas

patologias, incluindo transtornos psiquiátricos como os transtornos depressivos.  Neste contexto as condutas de intervenção farmacológica que vêm sendo empregadas, embora eficazes, deixam a desejar, quando observados seus efeitos adversos.  A  Passiflora  é uma variedade comumente conhecida comercialmente, mas também é usada na medicina tradicional brasileira. A Passiflora edulis  exibe considerável variabilidade morfológica. Esta planta produz dois tipos de fruto: o roxo (P. edulis var. edulis) e o amarelo (P. edulis var.  flavicarpa).  O  presente  projeto tem como objetivo avaliar os  efeitos comportamentais e neuroquímicos do tratamento com o extrato aquoso  e subfrações da P. edulis var. edulis e P. edulis var. flavicarpa em camundongos submetidos a modelos animais de depressão. Neste, serão  empregados camundongos Swiss machos  (2 meses) e será  avaliado  os efeitos do tratamento agudo e crônico com o extrato aquoso e subfrações dessas espécies no modelo de desamparo apreendido e estresse crônico variável respectivamente, bem como,  averiguar os níveis de neurotrofinas  no soro, hipocampo e córtex frontal de animais que passarão por esses dois modelos de depressão, além de dosar os níveis totais de monoaminas no hipocampo e córtex frontal e, por  fim, verificar  in vitro  se os compostos desses extratos e subfrações inibem a recaptação de monoaminas no córtex através da técnica de sinaptossomas.

Presidente - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Externo à Instituição - RAMÓN HYPOLITO LIMA - PUC - RS