PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO ROCHA DUARTE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO ROCHA DUARTE ALENCAR
DATA: 08/07/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Biociências
TÍTULO:

Têndencias ecológicas e morfológicas de três espécies de Siris da Família Portunidae Rafinesque, 1815 (Crustacea, Brachyura) da Enseada da Fortaleza, São Paulo, Brasil em um intervalo de 20 anos.


PALAVRAS-CHAVES:

Dinâmica populacional, co-occorência, distribuição espaço-temporal, história natural, sistema de informação geográfico (SIG), morfometria.


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

De todos os crustáceos existentes, os “caranguejos verdadeiros” da Infraordem Brachyura são os mais conhecidos e intensamente estudados. Reconhecidos principalmente devido a muitos de seus representantes constituírem recurso pesqueiro substancial na economia mundial. A família Portunidea é uma das famílias mais numerosas entre os Brachyura, e têm uma grande importância na cadeia trófica, pois servem de alimento para peixes, aves marinhas, e outros crustáceos, além de predar outros animais, ou mesmo se alimentar de animais já mortos e algas. A literatura revela uma intensa avaliação dos parâmetros de história de vida dos portunídeos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de estratégias de manejo e conservação, e para algumas especies, a criação de legislações de ordenamento e pesca. Porém, na maioria dos casos estas avaliações são de caráter pontual e estudos em escalas temporais (pequenas, médias e longas) são raros. Enquanto isso, observa-se ainda uma lacuna de trabalhos científicos em determinados temas, como por exemplo, os padrões distribuicionais de ocorrência e abundância e de variações morfológicas em distintas ecoregiões marinhas para estes animais. Além, da utilização de outros métodos e análises mais robustos que caracterizem com maior fidelidade os processos ecológicos e biológicos atuantes nas populações de Siris Portunídeos. Esta Tese propõe avaliar os processos ecológicos populacionais e de assembléias para três espécies de Portunídeos (Arenaeus cribarius, Callinectes danae e C. ornatus) de uma enseada subtropical em um estudo de pequena escala temporal (20 anos; 1988-2009). A Tese está estruturada nos seguintes capítulos: (1) avaliação ambiental temporal de pequena escala (20 anos; 1988-2009), em seguida, (2) padrões de distribuição temporal das três espécies de Portunídeos nos 20 anos, (3) traços de história de vida das três espécies de Portunídeos nos 20 anos e, por fim, (4) comparação da forma (morfometria geométrica) das três espécies de Siris em ecorregiões marinhas distintas da costa brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Presidente - 1545394 - FULVIO AURELIO DE MORAIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 04/07/2013 14:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao