PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA BRUZZI LION

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA BRUZZI LION
DATA: 05/03/2013
LOCAL: Centro de Biociências

Fragmentação da paisagem e conservação da herpetofauna na Mata Atlântica Nordestina

Fragmentação de habitat, répteis, anfíbios, conservação de paisagens, desconexão de habitat, Mata Atlântica

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O uso sustentável dos recursos naturais é um desafio que exige a compreensão dos mecanismos mantenedores da biodiversidade. A fragmentação dos ecossistemas naturais é a consequência direta da forma atual de uso da terra e entender o funcionamento deste padrão pode esclarecer o caminho a seguir. Tanto a quantidade da perda de hábitat, as características dos fragmentos remanescentes (tamanho, forma e grau de isolamento) como a qualidade da matriz podem ser determinantes para a estabilidade destes ecossistemas. Recentemente, demonstrou-se que outro fator pode ser crucial na manutenção de espécies de anfíbios, a desconexão de hábitat (do inglês, habitat split). O termo foi cunhado para definir a desconexão induzida pelo homem entre os hábitats usados em diferentes estágios de vida das espécies.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes métricas de paisagens fragmentadas sobre a herpetofauna presente em remanescentes de Mata Atlântica embebidos em uma matriz dominada por plantações de cana-de-açúcar. A distância de desconexão, i. e. a distância que separa fragmentos florestais de fontes de água perenes, foi pela primeira vez testada isoladamente. A diversidade dos anfíbios foi dependente da distância de desconexão, de forma que: fragmentos com menor distância de desconexão possuíram maior riqueza e abundância de anfíbios. Já os répteis foram dependentes do tamanho dos fragmentos, quanto menor o fragmento maior a riqueza e abundância das espécies. Outras métricas comumente utilizadas como: forma, área de borda, grau de isolamento e qualidade da matriz não exerceram influência sobre as populações de répteis. Este estudo contribuiu para preencher a lacuna de conhecimento acerca dos efeitos da fragmentação sobre a herpetofauna em regiões neotropicais. Além disso, aponta métricas relevantes para a conservação da herpetofauna em uma paisagem fragmentada que poderão nortear diretrizes em programas de restauração para o melhor planejamento da integração de remanescentes florestais.

Presidente - 1678202 - CARLOS ROBERTO SORENSEN DUTRA DA FONSECA
Interno - 1718346 - EDUARDO MARTINS VENTICINQUE