PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDER CESAR FERREIRA ROMAN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDER CESAR FERREIRA ROMAN
DATA: 29/02/2012
LOCAL: Sala Mandacaru | CB

PREDAÇÃO DE SEMENTES EM UM MANGUEZAL NEOTROPICAL E O PAPEL CHAVE DO CARANGUEJO GRAPSIDEO GONIOPSIS CRUENTATA

Múltiplos predadores; preferência por presas; interações de ordem superior; espécies chave; restauração de mangue.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Nos manguezais Neotropicais, os caranguejos Ucides cordatus e Goniopsis cruentata tem sido considerados os mais significativos consumidores de sementes, mas a sua importância relativa não tem sido investigada. O objetivo deste estudo foi comparar a magnitude da predação de sementes por esses caranguejos sobre as três espécies de mangue: Avicennia schaueriana, Laguncularia racemosa e Rhizophora mangle. Nós também testamos a hipótese de que Ucides e Goniopsis possuem efeitos antagônicos sobre a predação de sementes, através de um experimento com gaiolas fechadas aonde a presença/ausência destas espécies foi manipulada num desenho fatorial 2x2. Nós encontramos que Goniopsis cruentata é um predador de sementes mais importante que Ucides cordatus, tanto em áreas naturais quanto restauradas. Porém, os efeitos de Goniopsis foram mais fortes na ausência de Ucides devido a interações negativas entre estas espécies de predador. Ainda, encontramos que a preferência de Goniopsis por Avicennia schaueriana e Laguncularia racemosa pode favorecer a dominância de Rhizophora mangle nos mangues Neotropicais. Portanto, a predação de sementes por deve ser reduzida em programas de restauração destinados a melhorar o desenvolvimento do mangue em viveiros de carcinicultura abandonados e áreas de mangue destruídas.

Presidente - 1362202 - JOSE LUIZ DE ATTAYDE
Interno - 1545394 - FULVIO AURELIO DE MORAIS FREIRE
Interno - 1677189 - GISLENE MARIA DA SILVA GANADE
Notícia cadastrada em: 27/02/2012 09:50