PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DA ROCHA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DA ROCHA JUNIOR
DATA : 03/04/2023

ANÁLISE SISTÊMICA DE AMBIENTES LACUSTRES DO SEMIÁRIDO TROPICAL: SUPORTE PARA PROJETOS DE MANEJO E MITIGAÇÃO DA EUTROFIZAÇÃO

Dinâmica de fósforo;  Cargas externas;  Balanço de massa; Fertilização interna; Fracionamento.

A eutrofização é considerada um dos principais problemas de qualidade da água da atualidade em ecossistemas lacustres, levando a perdas de bens e serviços ecossistêmicos importantes, além de consequências econômicas e
diminuição da biodiversidade. A eutrofização é resultado da entrada de nutrientes transportados aos ecossistemas aquáticos, os quais são posteriormente depositados no sistema. A seleção de medidas de gestão e mitigação da eutrofização requer uma análise sistêmica (diagnóstico) adequado de cada lago. Além disso, ecossistemas aquáticos do semiárido estão entre um dos sistemas mais vulneráveis a eutrofização. O objetivo geral desta tese é fornecer informações que suportem projetos de manejo e mitigação de ambientes eutrofizados no semiárido tropical, por meio de análise sistêmica integrada envolvendo qualidade de água, além da análise de fontes e fluxos de fósforo externos e internos. O capítulo 1 buscou analisar a dinâmica daqualidade da água em um reservatório semiárido tropical. Os resultados do capítulo 1 mostram a intensificação da eutrofização com o tempo devido, principalmente, a redução do volume hídrico armazenado. Além disso, evidencia a dominância de cianobactérias potencialmente produtoras de toxina. Os resultados do capítulo 2 mostram que atividades de uso e ocupação, como a agricultura e pecuária, aumentam a quantidade fósforo móvel presente no sedimento, sendo este distribuído de forma heterogênea ao longo do reservatório. Esses resultados evidenciam que a agricultura e pecuária como atividades prioritárias para o manejo adequado. O capítulo 3 buscará analisaros fluxos das cargas de fósforo externas e internas ao sistema por meio de modelagem matemática. Com os resultados desse capítulo, busca-se subsidiar a estimativa da carga de fósforo necessária para a mitigação desses ambientes, além de destacar a fonte de maior importância para o sistema. Além disso, busca-se modelar as cargas de fósforo no período seco e no período úmido, devido a mudança na dinâmica de fluxos de fósforo entre esses períodos. No capítulo 4, espera-se mostrar a alta carga de fósforo móvel em reservatórios do semiárido tropical brasileiro. O estudo servirá como base para obter um panorama simplificado das cargas internas da região semiárida brasileira e subsidiem ações de manejo desses sistemas. Por fim, esta tese representa uma importante análise sistêmicas de reservatórios semiáridos, podendo servir de reflexo para reservatórios no mundo e sustenta a escolha de medidas de gestão e escolha de estratégias de recuperação de ambientes eutrofizados.

Externa à Instituição - FABIANA OLIVEIRA DE ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - JANDESON BRASIL DIAS