PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: JEAN PAULO SOARES DA SILVA

DISCENTE : JEAN PAULO SOARES DA SILVA
DATA : 31/05/2022

Distribuição geográfica dos anfíbios na Caatinga, Nordeste do Brasil

FLORESTA TROPICAL SAZONALMENTE SECA; DÉFICIT WALLACEANO; RANGE; AMPHIBIA

Compreender a organização espacial das espécies em regiões megadiversas, como a região Neotropical, tem sido um desafio que fascina pesquisadores desde os primeiros naturalistas do século XIX. Sabemos que a distribuição de espécies não é um processo aleatório, e para interpretar como elas se organizam, mapas de ocorrência se mostram fundamentais para entender os padrões de distribuição da diversidade biológica. Devido às distribuições geográficas de muitas espécies serem pouco conhecidas e repletas de lacunas, problema conhecido como déficit Wallaceano, que configura um enorme gargalo para o efetivo planejamento de conservação. Com o objetivo de contribuir com o avanço no conhecimento e minimizar o déficit Wallaceano sobre os anfíbios - grupo diversificado de vertebrados, ameaçados e pouco estudado nas regiões semiáridas - conduzimos aqui uma revisão sistemática de pesquisa primária e apresentamos a primeira compilação de dados de distribuição e mapas detalhados para todas as espécies de anfíbios (anuros e cecílias) registradas dentro dos limites da Caatinga, Nordeste do Brasil. Todas as espécies tiveram sua extensão de ocorrência conhecida na Caatinga mapeada, acompanhada da descrição da distribuição e do seu estado de conservação. Fornecemos dados sobre os padrões de distribuição da riqueza de espécies, as lacunas amostrais, níveis de endemismos e fornecemos informações sobre a distribuição de cada espécie na região Neotropical. Criamos uma base de dados de anfíbios a partir da análise direta de 29.831 registros de ocorrência, com respectivos vouchers, dentro dos limites estabelecidos para Caatinga. Nós registramos 121 espécies de anfíbios na Caatinga, pertencentes a 18 famílias. Além de espécies que ocorrem em outras regiões naturais, 19 espécies de anfíbios são endêmicas (16,53% do total de espécies). A família mais rica foi Hylidae com 46 espécies (38,02% do total de espécies), seguida por Leptodactylidae com 31 (25,62% do total de espécies). Nossos resultados subsidiam novos estudos ecológicos e de inventários da herpetofauna, e também contribuem para a tomada de decisão em relação às áreas prioritárias para conservação dos anfíbios na Caatinga do Nordeste brasileiro.

Externo à Instituição - IGOR JOVENTINO ROBERTO
Presidente - 1678338 - ADRIAN ANTONIO GARDA