PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE DE OLIVEIRA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE DE OLIVEIRA FERNANDES
DATA : 27/07/2020
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA - https://meet.google.com/osz-sjwr-svv

Complexidade estrutural e composição química das macroalgas como fatores estruturantes da fauna associada

Morfologia ;Escolha de habitat;Escolha alimentar;Pistas químicas;Medidas fractais;Amphipoda

As macroalgas oferecem diversos serviços para a fauna associada (proteção contra predadores e/ou condições abióticas estressantes, substrato, fonte alimentar e retenção de sedimento). Diante desse contexto, esta tese foi estruturada em três capítulos com o objetivo de investigar como a complexidade estrutural de diferentes macroalgas pode influenciar aspectos ecológicos da fauna associada (riqueza, densidade, diversidade e composição) e qual o papel da complexidade e da composição química das macroalgas na escolha dos animais como refúgio e/ou alimento. No primeiro capítulo, a influência da complexidade estrutural das macroalgas foi analisada com base nos aspectos ecológicos da fauna associada a seis espécies de macroalgas. Os aspectos ecológicos foram avaliados considerando a área fractal (espaços entre as ramificações) e o perímetro fractal (nível de contorno) das macroalgas. Halimeda opuntia apresentou valores de riqueza e diversidade superiores. Dictyopteris delicatula apresentou a maior densidade. Em relação à composição faunísticas, H. opuntia e Gelidium coarctatum apresentaram as comunidades mais dissimilares. No segundo capítulo, foram conduzidos experimentos para avaliar as escolhas (alimentar, de habitat e pistas químicas) de anfípodas em relação a diferentes espécies de macroalgas. Gracilaria cervicornis foi a macroalgas mais consumida entre as espécies ofertadas. Além disso, nos experimentos de pistas químicas (mímicos com e sem extratos algais), os anfípodas foram atraídos somente por aqueles que apresentavam extratos de G. cervicornis. Esses resultados indicam que provavelmente os anfípodas são atraídos por pistas químicas de G. cervicornis por servir primariamente como fonte alimentar. No terceiro capítulo, serão realizados experimentos a fim de determinar se a escolha de habitat de anfípodas é afetada por predadores a partir de pistas químicas presentes no meio.

Presidente - 1279472 - ELIANE MARINHO SORIANO
Interna - 2412921 - JULIANA DEO DIAS