PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: JEAN PATRICK DA SILVA JORGE

DISCENTE : JEAN PATRICK DA SILVA JORGE
DATA : 06/03/2020
LOCAL: sala de videoconferência POP-Rn NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA UFRN.

EFEITOS INDIVIDUAIS E INTERATIVOS DO RISCO DE PREDAÇÃO, DISPONIBILIDADE DE RECURSO E TAMANHO DO HABITAT NO COMPORTAMENTO DE SELEÇÃO DE HABITAT PARA OVIPOSIÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI (LINNAEUS; CULICIDAE)

comportamento, seleção de habitat, oviposição, mosquitos, Aedes aegypti, trade-off, risco de predação

RESUMO. A seleção de habitat para oviposição é um processo crucial para espécies com ciclo de vida complexo, como o mosquito da dengue, Aedes aegypti. A escolha de fêmeas grávidas à procura de sítios de oviposição depende da qualidade dos habitats disponíveis. A avaliação da qualidade feita pela fêmea baseia-se em características físico-químicas dos habitats, que indicam ultimamente o fitness esperado. Com base na avaliação de pistas emanando dos habitats, fêmeas devem responder de modo a selecionar habitats mais adequados à sobrevivência, crescimento e desenvolvimento da prole. A seleção natural tende a favorecer estratégias de oviposição que maximizem o fitness parental. Em um ambiente com habitats de qualidade variando em múltiplos fatores, fêmeas de mosquito devem realizar complexa integração de pistas e responder a esta variação por meio de ­trade-off. No entanto, ainda há pouco conhecimento de como múltiplos fatores interagindo afetam a avaliação da qualidade dos habitats e a resposta de fêmeas ovipondo. Com o objetivo de avaliar os efeitos individuais e interativos do risco de predação, tamanho do habitat e disponibilidade de recurso no comportamento de seleção de habitat para oviposição do mosquito Aedes aegypti, realizou-se um experimento laboratorial com design 2×2×2. Utilizando containers artificiais, foram cruzadas ausência ou presença de pistas do predador Poecilia vivípara, maior ou menor tamanho (profundidade) de habitat e alta ou baixa disponibilidade de recurso. Fêmeas oviporam mais frequentemente e em maior quantidade nos habitats considerados de maior qualidade (sem risco, maiores e com muito recurso). A decisão qualitativa, denotada pela proporção de réplicas ovipostas por fêmea, foi afetada pela interação risco×recurso. Apenas recurso e tamanho do habitat tiveram efeito individual significativo nesta variável. A decisão quantitativa, denotada pela proporção do número total de ovos ovipostos por fêmea, foi significativamente afetada pelas interações risco×recurso e recurso×tamanho do habitat. Novamente, apenas recurso e tamanho tiveram efeito individual significativo. Estes resultados confirmam que fêmeas de Aedes aegypti em busca de sítios de oviposição preferem habitats considerados de melhor qualidade para ovipor, depositando-os ovos com maior frequência e em maior quantidade. Tal resposta mostra-se bastante complexa e parece ser influenciada por trade-off entre o risco de predação e disponibilidade de recurso e, ainda, entre disponibilidade de recurso e tamanho do habitat. Isto demonstra que existe uma interdependência entre os fatores indicadores da qualidade do habitat na condução da seleção de habitat para oviposição. Estes achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de controle populacional de mosquitos vetores de doença e para o entendimento dos padrões de distribuição e abundância de espécies que utilizam habitats aquáticos temporários.

Presidente - 1434166 - LUCIANA SILVA CARNEIRO
Interno - 1714892 - ADRIANO CALIMAN FERREIRA DA SILVA