PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: ALINA ROCHA PIRES BARBOZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINA ROCHA PIRES BARBOZA
DATA : 01/02/2019
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA (CENTRO DE CONVIVÊNCIA - UFRN)

MOLUSCOS E EQUINODERMAS BENTÔNICOS DE RECIFES SEDIMENTARES TROPICAIS: AVALIAÇÃO DE MÉTODOS E ESTRUTURAÇÃO DA COMUNIDADE

: bentos; moluscos; equinodermas; recifes areníticos; intertidal; métodos de levantamento; cienciometria

Ambientes intertidais de substrato rochoso servem como área de alimentação, crescimento e reprodução de uma diversidade de organismos bentônicos, incluindo moluscos e equinodermas. Esses ecossistemas são encontrados no mundo todo e características ambientais e biológicas influenciam na composição e nos padrões temporais e espaciais de distribuição do bentos. Apesar disso, a maioria dos trabalhos tem se concentrado em ambientes de costões rochosos de regiões temperadas e subtropicais, havendo uma carência de estudos em outras formações rochosas e de ambientes tropicais, que testem metodologias que sejam adequadas às características intrínsecas destes ambientes. Assim, o presente estudo teve três objetivos principais: 1) por meio de uma análise cienciométrica, identificar os principais tipos de métodos que vêm sendo empregados para o levantamento de organismos bentônicos; e, em recifes sedimentares tropicais: 2) testar métodos de levantamento bentônico que melhor representem a riqueza de moluscos e equinodermas neste ambiente, testando abordagens aleatórias e estratificadas, com quadrados e com transectos com quadrados aninhados; 3) e, a partir do método de coleta definido com o objetivo anterior, testar quais os fatores ambientais mais influenciam a ocorrência, abundância e riqueza desses organismos, além de testar a influência da sazonalidade na ocorrência das espécies. A mobilidade de organismos é um dos principais fatores determinantes na escolha do método de levantamento bentônico, sendo utilizado principalmente quadrados e transectos com quadrados aninhados para delimitar áreas de contagem do número de indivíduos da fauna móvel e estimativa de porcentagem de cobertura para mensuração da fauna séssil. Nos recifes tropicais escolhidos para testes metodológicos, uma abordagem de levantamento bentônico aleatória, com uso de transectos com quadrados aninhados, incluindo a amostragem embaixo de rochas, quando presentes, contemplou a melhor riqueza de espécies da área com menor esforço de coleta. Dentre as principais variáveis ambientais estruturadoras da comunidade estudada no hábitat em cima da porção rochosa dos recifes, estão os fatores relacionados a tipo de cobertura de substrato, tipologia de recife, índice de complexidade do hábitat e tempo de exposição.  No hábitat embaixo das rochas, o tipo de substrato debaixo das rochas, o índice de complexidade e o tempo de exposição são os principais fatores estruturadores da comunidade. A abundância de organismos nas comunidades estudadas foi diferente entre estação seca e chuvosa, embora essa diferença tenha se restringido a poucos táxons.

Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO ROCHA DUARTE ALENCAR - UERN
Externo à Instituição - CRISTIANE XEREZ BARROSO - UFC