PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Alunos da pós graduação em ecologia participam de curso para Monitoramento de Secas na UFAL







No período entre 5 e 8 de Novembro alunos da pós-graduação em Ecologia da UFRN participaram do "Seminário Gestão de Risco de Secas e do treinamento avançado de Tecnologias em Sensoriamento Remoto para Monitoramento de Secas". O seminário e o treinamento foram realizados pelo LAPIS (Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite) em parceria com a EUMETSAT (European Organisation for the Exploitation of Metereological Satellites). Ocorreram na UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e contaram com cerca de 40 participantes. 




A idealização dos eventos surgiu de uma demanda da comunidade científica, de instâncias governamentais e da sociedade civil pela capacitação na área de monitoramento das secas. Além da difusão de informações sobre a gestão estratégica das secas no Brasil, os participantes puderam adquirir maior autonomia metodológica nas tecnologias de sensoriamento remoto, como a análise de imagens satélites, detecção de secas e avaliações de variáveis ambientais históricas. 

A aluna Milena Cordeiro é doutoranda no programa e pretende aplicar os novos conhecimentos para  avaliar as áreas desertificadas na Caatinga, enquanto a aluna de mestrado Fernanda Lamin busca identificar áreas de refúgio para a fauna. Já o aluno de doutorado Randson Paixão utilizará os dados metereológicos para identificação de áreas prioritárias para aves na Mata Atlântica.

Os alunos também conheceram o ambiente do laboratório na UFAL, que conta com um sistema de recepção do satélite METEOSAT para obtenção dos produtos EUMETSAT, através da instituição. Com esse sistema é possível acompanhar a situação atmosférica da caatinga em tempo real. Dessa forma, a  equipe do laboratório vem suprindo a demanda de vários setores da sociedade através do processamento desses dados.  Para conhecer mais sobre este trabalho conheça projeto de monitoramento e alerta para a cobertura vegetal da Caatinga visitando o site do LAPIS  (http://lapismet.com.br/SIMACaatinga/).
Notícia cadastrada em: 19/11/2018 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao