PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: PHOEVE MACARIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PHOEVE MACARIO
DATA : 08/11/2018
LOCAL: Sala de Reuniões - DECOL

Influência de anos secos sobre a sobrevivência, densidade e reprodução de aves granívoras na Caatinga

Ambiente tropical sazonal, biologia reprodutiva, desenho robusto, história de vida, parâmetros populacionais.

Apesar do estabelecimento de padrões que explicam as variações latitudinais na história de vida das aves, pouco é conhecido a respeito da evolução de seus traços em ambientes tropicais sazonais. A forte sazonalidade desses ambientes está relacionada ao regime de chuvas, implicando em períodos marcados de secas anuais, o que difere da maioria dos ecossistemas tropicais úmidos. Além disso, ambientes tropicais sazonais contam com variações climáticas atípicas, podendo haver ciclos de seca extrema. Como consequência, limitam a disponibilidade de alimento, abrigos e sítios de nidificação, alterando a dinâmica das populações de aves. Um exemplo de ecossistema tropical sazonalmente seco e pouco estudado é a Caatinga. Este domínio apresenta regime de chuvas variável e estressante, onde em muitas regiões a precipitação anual não ultrapassa os 500 mm. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi estimar parâmetros populacionais e reprodutivos de aves granívoras em uma área de Caatinga no Rio Grande do Norte, avaliando as hipóteses de que são influenciados pela sazonalidade, precipitação ou pela seca severa que atingiu o sertão nordestino no ano de 2012. Escolhemos três espécies de aves como modelos: o passeriforme tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis) e os columbídeos rolinha-picui (Columbina picui) e rolinha-de-asa-canela (Columbina minuta). Utilizamos o programa MARK para a análise dos dados, o qual ordena os modelos gerados com base no critério de informação de Akaike (AIC). No capítulo 1 estimamos a sobrevivência e o tamanho populacional do tico-tico-do-campo. O melhor modelo na ordem de ajustamento considerou a sobrevivência constante, com peso (AICw) de 39%, descartando a hipótese de que haveria menor chance de sobreviver durante a seca severa de 2012. Atribuímos esse resultado a um trade-off entre sobreviver e reproduzir, uma vez que as condições ambientais geradas durante o período de seca severa modificaram o ambiente, o que possivelmente comprometeu a reprodução desta espécie na área estudada. Devido à ausência do custo reprodutivo, a população conseguiu manter sua sobrevivência constante mesmo diante de condições extremas de seca. No capítulo 2 estimamos a densidade populacional das rolinhas C. picui e C. minuta em duas fisionomias de Caatinga. Observamos maiores estimativas na área arbustiva em relação à área arbórea. O pico de densidade foi verificado na estação chuvosa de 2013, quando a precipitação acumulada na região atingiu um nível próximo ao esperado. As elevadas taxas de densidade observadas durante o período pós seca podem estar relacionadas a um alto recrutamento de jovens para a população adulta. No capítulo 3 realizamos um estudo sobre a reprodução das duas espécies de rolinhas. Estimamos a sobrevivência diária dos ninhos e o sucesso reprodutivo, avaliando a relação com a altura em que foi estabelecido, planta suporte e nível de camuflagem.

Interno - 1718346 - EDUARDO MARTINS VENTICINQUE
Interno - 1545394 - FULVIO AURELIO DE MORAIS FREIRE
Presidente - 1439088 - MAURO PICHORIM
Notícia cadastrada em: 26/10/2018 10:16