PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Aluna de mestrado participa de curso e apresenta seu trabalho na Indonésia

Kelly Inagaki, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRN, participou da 6ª edição do IMBeR ClimEco Summer Schools: Interdisciplinary approaches for sustainable oceans que aconteceu entre 1 e 8 de agosto na cidade de Yogyakarta, Indonésia. Durante o evento, apresentou seu projeto de mestrado intitulado "Beyond range shifts: predicting changes in ecological interactions", que tem como objetivo criar projeções de cenários futuros das interações ecológicas dos peixes em ecossistemas recifais diante de mudanças globais previstas pelo IPCC (International Panel on Climate Changes). Este trabalho faz parte de um projeto guarda-chuva que busca compreender os impactos das mudanças globais sobre os recifes brasileiros, coordenado pelo Prof. Guilherme Longo do Departamento de Oceanografia da UFRN e apoiado pelo Instituto Serrapilheira (ver http://longolab.weebly.com).

IMBeR (Integrated Marine Biosphere Research) é um grupo de pesquisas com enfoque nos efeitos das mudanças globais sobre os oceanos. O grupo promove diversos eventos que reúnem estudantes e profissionais da área, vindos de diversos locais do mundo, para compilar estudos e propor direcionamentos para o uso dos serviços ecossistêmicos marinhos. Entre os profissionais que participaram do evento, o Programa de Pós Graduação em Ecologia também foi representado pela docente Priscila Fabiana Macedo Lopes.

IMBeR ClimEco Summer Schools objetiva a formação e capacitação de estudantes que atuam no tema escolhido. Neste ano o curso tratou: i) dos impactos das mudanças globais sobre os ecossistemas marinhos e implicações para a segurança alimentar; ii) modelagem estatística (básica, preditiva, bayesiana, ecológica, de redes); iii) técnicas de pesquisas sociais e econômicas; e iv) governança e manejo dos recursos marinhos. Além de aulas, o curso também contou com workshops sobre redação científica, mídia social para a ciência, como ser um cientista em início de carreira e como trabalhar de forma interdisciplinar.

Sobre a experiência, Kelly comenta:

"Esta foi a minha primeira experiência internacional, profissional e pessoalmente, e foi incrível! Tive a oportunidade de aprender com profissionais muito bem qualificados em suas respectivas áreas de trabalho e de conviver com estudantes de pós-graduação de mais de vinte instituições diferentes de todo o mundo. Também ganhei novas perspectivas e opiniões quanto à pesquisa que desenvolvo no mestrado: conheci novos conceitos (ecológicos, sociais, econômicos), novas ferramentas para análise de dados, novas aplicações dos meus resultados, novos contatos profissionais, e ganhei muita inspiração para continuar firme nessa carreira científica (nem sempre tão fácil)! Agradeço imensamente a todos os familiares, amigos, ao Programa de Pós-Graduação e ao Instituto Serrapilheira que juntos me apoiaram nessa jornada!"

Notícia cadastrada em: 30/08/2018 09:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao