PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: AUGUSTO CÉSAR DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AUGUSTO CÉSAR DA SILVA
DATA : 16/10/2017
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de Reuniões – Departamento de Ecologia (DECOL)
TÍTULO:

Grupos florísticos e suas relações ambientais na vegetação sazonalmente seca da Caatinga, nordeste da América do Sul


PALAVRAS-CHAVES:

Biogeografia, dissimilaridade florística, endemismo, padrões de distribuição, classificação da vegetação, ambientes semi-áridos, florestas sazonalmente secas.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Objetivo: A regionalização biogeográfica é uma representação da organização dos organismos no espaço geográfico em função de diversos fatores ecológicos e abióticos. O objetivo foi propor uma classificação da vegetação da Caatinga baseada em grupos florísticos, identificando os principais fatores que determinam o padrão de distribuição desses grupos.

Localização: Domínio fitogeográfico da Caatinga. 

Métodos: Compilamos 266 inventários florísticos que compõe a base de dados “Caaporã”. Os inventários florísticos foram usados para construir uma matriz de espécie por local, e usamos técnicas de ordenação e agrupamento para identificar o número de Grupos florísticos na Caatinga. Aplicamos um método de interpolação para mapear eixos de variação composicional em toda a extensão da Caatinga e depois classificamos a dissimilaridade composicional de acordo com o número de grupos florísticos identificado a priori. Além disso, fizemos um UPGMA para verificar a relação entre os grupos. Utilizamos modelos de regressão logística multinomial com critérios de AIC e wAICc para investigar a influência da produtividade contemporânea, complexidade topográfica, mudanças climáticas históricas e pegada humana na explicação dos grupos.

Resultados Encontramos um total de 2872 espécies de plantas organizadas em nove grupos florísticos, alguns se distribuem de forma latitudinal (Norte-Sul), enquanto outros são restritos a determinadas regiões específicas na porção sul e oeste do domínio. Os resultados da regressão multinomial mostram que o índice de aridez (AI) foi a variável que melhor explica o padrão de distribuição dos grupos. Portanto a produtividade foi o modelo significativo que melhor descreve o padrão de distribuição dos grupos. Os modelos avaliando variáveis do solo, topografia e históricas não foram significativos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1837921 - ALEXANDRE FADIGAS DE SOUZA
Interno - 1678202 - CARLOS ROBERTO SORENSEN DUTRA DA FONSECA
Interno - 006.988.680-64 - GUILHERME GERHARDT MAZZOCHINI - UFRN
Notícia cadastrada em: 25/09/2017 13:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao