PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA ANTONGIOVANNI DA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA ANTONGIOVANNI DA FONSECA
DATA : 09/12/2016
LOCAL: Sala de Didático I do departamento de ecologia da UFRN

Conservação, Fragmentação e Restauração do Bioma Caatinga

Caatinga, estrutura da paisagem, conservação, fragmentação, restauração, desmatamento

O Bioma Caatinga distribui-se por 826.411 km2 do Nordeste brasileiro e, entre as regiões bioclimaticamente semelhantes é a mais diversa. Embora nos últimos anos tenham ocorrido avanços significativos, a Caatinga permanece como o Bioma brasileiro menos conhecido em termos de sua biodiversidade e estado de conservação de seus remanescentes. O preenchimento dessa lacuna é urgente, uma vez que o Bioma já tem aproximadamente 50% de áreas desmatadas e o restante encontra-se sob forte pressão por extração de lenha, pecuária, caça, mineração, entre outros. Tais fatos, somados a baixa representatividade da Caatinga em Unidades de Conservação ameaçam o patrimônio biológico do Bioma, tronando urgentes os estudos que guiem e agilizem as ações de conservação. A adoção de estratégias de conservação baseadas nas características estruturais da paisagem tem gerado resultados relevantes capazes de nortear com eficiência e rapidez os levantamentos de campo e as políticas públicas de meio ambiente. O objetivo deste estudo é ampliar, com base em análises da estrutura da paisagem, o conhecimento sobre o estado de conservação e fragmentação do Bioma, permitindo a identificação das áreas mais relevantes para a manutenção e restauração da biota. Adicionalmente, comparamos a perda de hábitat das áreas reconhecidas, nas políticas públicas nacionais, como prioritárias para conservação, uso sustentável e repartição dos benefícios nos biomas brasileiros, identificando os condicionantes de sucesso dessas políticas e sugerindo um mecanismo que permita a ampliação do sistema de Áreas Protegidas na Caatinga.

Presidente - 1678202 - CARLOS ROBERTO SORENSEN DUTRA DA FONSECA
Interno - 1677189 - GISLENE MARIA DA SILVA GANADAE
Interno - 1914239 - MIRIAM PLAZA PINTO
Notícia cadastrada em: 28/11/2016 13:54