PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA BARBOSA QUESADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETÍCIA BARBOSA QUESADO
DATA : 10/12/2016
LOCAL: Sala de Reuniões do departamento de ecologia da UFRN

Fatores ambientais e geográficos da diversidade do fitoplâncton em ecossistemas aquáticos continentais do semiárido e litoral do Rio Grande do Norte

Fatores locais; Fatores regionais; Diversidade beta; Diversidade funcional; Surrogates; Fitoplâncton.

O objetivo principal deste projeto é avaliar a importância de fatores locais e regionais em influenciar padrões espaciais de composição, distribuição e diversidade fitoplanctônica. Para tal foram amostrados 100 lagos (naturais e artificiais), inseridos em 14 das 16 bacias hidrográficas do Rio Grande do Norte, Brasil. Os lagos estão distribuídos ao longo de um gradiente de pluviosidade, do litoral para o interior do Estado, e foram amostrados durante o período da estação seca (Setembro a Outubro). Pesquisas realizadas com a comunidade fitoplanctônica de ambientes lênticos podem acrescentar informações relevantes sobre a importância de mecanismos locais e regionais na determinação da diversidade em diferentes escalas espaciais. Potencialmente, devido a fatores que permitem isolar e entender rapidamente o papel individual e interativo dos processos locais e regionais. Apesar de sua importância, pouco se sabe sobre os mecanismos ecológicos que regulam seus padrões de distribuição. Ademais, pesquisas sobre a importância relativa do controle local vs. a influência regional, diversidade beta e funcional são bastante escassos, principalmente quando investigados ao longo de gradientes ambientais como regime de pluviosidade. Um melhor conhecimento desses fatores possibilita a formulação de hipóteses relevantes para o entendimento dos padrões de riqueza e o desenvolvimento de métodos eficientes de monitoramento e de práticas de conservação.

Interno - 1362202 - JOSE LUIZ DE ATTAYDE
Presidente - 1434166 - LUCIANA SILVA CARNEIRO