PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA FARIAS ROSAS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA FARIAS ROSAS RIBEIRO
DATA : 20/11/2016
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Biociências

Distribuição geográfica e aspectos ecológicos da Lontra Neotropical (Lontra longicaudis) no Nordeste brasileiro – Recomendações para sua conservação

Lutrinae, Mustelidae, Bacias hidrográficas, Floresta Atlântica, Semiárido, Ocupação, Conservação

A distribuição geográfica de uma espécie é uma informação básica essencial para planejamentos de conservação. Esta informação, no entanto, muitas vezes é tendenciosa para algumas regiões ou grupos taxonômicos, de acordo com as facilidades de acesso e características da história natural. A Lontra longicaudis é uma espécie pouco estudada devido ao seu comportamento discreto e a consequente baixa detectabilidade na natureza. Essa situação é agravada na região Nordeste do Brasil, que por muito tempo foi considerada como uma lacuna nos seus mapas de distribuição, apesar de estudos recentes comprovarem a sua existência na região, o que evidencia a falta de pesquisas. Este projeto teve o objetivo de entender como a Lontra longicaudis está distribuída no Nordeste brasileiro, uma das ações consideradas prioritárias para a sua conservação. Este foi o primeiro estudo com enfoque para a espécie na região, realizado através de uma amostragem padronizada em 16 bacias hidrográficas da região Nordeste ao Norte do Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Piauí. Cada bacia hidrográfica foi amostrada em três trechos (alto, médio e baixo curso), sendo em cada trecho percorridos 5km, repetidos ao longo de 4 dias, em busca de indícios de presença ou ausência da espécie. No primeiro capítulo discutimos a ocorrência da Lontra longicaudis na Caatinga, bioma semi-arido onde existia apenas um registro de ocorrência da espécie relatado na literatura, e que não tem sido considerado como um bioma de sua ocorrência em planejamentos e estratégias de conservação. São apresentados registros históricos e atuais inéditos de ocorrência da espécie no bioma, discutidos os fatores que podem estar influenciando a ocorrência da lontra neotropical na região, e é recomendada a atualização do mapa de distribuição da espécie, com base na confirmação de uma real lacuna na sua distribuição atual. No segundo capítulo são analisados os fatores ambientais, climáticos e antrópicos que influencia na ocupação das bacias hidrográficas do Nordeste Brasileiro pela lontra. Foi observado que a ordem dos rios é uma variável que pode influenciar na probabilidade de detecção da epécie, e por isso deve ser considerada em estudos futuros. A ocorrência da espécie na região se apresentou espacialmente estruturada, sendo influenciada principalmente por fatores climáticos relacionados a variações na disponibilidade de água, e não à quantidade disponível deste recurso. No terceiro capítulo, em elaboração, será utilizada a combinação de duas técnicas computacionais (modelagem de nicho ecológico e priorização de áreas) para a indicação de possíveis cenários de conservação para a Lontra longicaudis. No quarto capítulo é analisada a diversidade genética da espécie na região através de DNA mitocondrial. Até o momento foram analisadas 15 amostras não invasivas (fezes frescas e muco), atribuídas a 10 indivíduos distintos. Estes indivíduos representaram 6 haplótipos mitocondriais, dos quais 4 foram identificados pela primeira vez neste estudo. Estimativas de variabilidade genética indicam uma alta diversidade haplotípica (h= 0,848 ± 0.074), mas baixa variabilidade nucleotídica (p = 0.0035 ± 0.0021). Mais amostras estão sendo analisadas para fornecer um panorama atual da história demográfica da espécie na região, e contribuir com a sua conservação.

Presidente - 1718346 - EDUARDO MARTINS VENTICINQUE
Interno - 1715227 - GABRIEL CORREA COSTA