PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LENICE VENTURA DINIZ

DISCENTE : MARIA LENICE VENTURA DINIZ
DATA : 31/10/2016
LOCAL: Departamento de Ecologia da UFRN

Regulação estequiométrica de bactérias planctônicas em diferentes estados tróficos de ecossistemas de água doce.

Ambientes de água doce, bactérias, estequiometria, nutrientes, homeostase, flexibilidade, estado trófico.

A dinâmica dos ecossistemas aquáticos consiste nas mudanças dos estoques e fluxos ao longo do tempo, e todos esses processos são mediados por fatores abióticos juntamente com organismos vivos (Andrade & Romeiro, 2009). As bactérias são os organismos com maior biomassa na biosfera e são fundamentais para o funcionamento dos ecossistemas lacustres (Lindström, 2001; Maccord et al., 2013). A dinâmica desses ambientes é profundamente afetado pelas interações entre esses microrganismos. As taxas com as quais as bactérias reciclam nutrientes estão relacionadas às suas disponibilidades (em quantidade e qualidade) no meio, assim como pela demanda (requerimento) dos microorganismos (Cotner & Biddanda 2002). Alguns fatores podem regular o metabolismo e biomassa bacterianos, como a disponibilidade de nutrientes relacionados à concentração e o balanço (estequiometria) de carbono (C),  nitrogênio (N) e fósforo (P) (Pace & Cole, 1994, 1996; Vrede, 2005; Carlsson et al., 2012; Rejas et al., 2005; Fonte et al., 2011). Os ecossistemas aquáticos apresentam variações na composição de seus nutrientes, e isso deve afetar o metabolismo das bactérias. Homeostase é a capacidade em que os organismos mantêm sua composição química constante frente às variações químicas do meio e de seus recursos; já organismos com baixa capacidade homeostática, ou flexíveis, têm sua composição química influenciada fortemente pelas concentrações dos elementos disponíveis no meio (Sterner & Elser, 2002). Frente a ampla variação estequiométrica que as bactérias apresentam, características do estado trófico de um ambiente e disponibilidade de nutrientes de um ecossistema somam fatores que regulam o comportamento homeostático ou flexível desses organismos. Ecossistemas aquáticos na região tropical apresentam temperatura e luminosidade mais elevadas em relação às demais regiões do Globo Terrestre (Lewis Jr., 1995). Essas condições são metabolicamente favoráveis ao crescimento dos organismos, por outro lado, tem-se reportado elevadas razões C:N:P em regiões de baixa latitude (Dantas, 2014). Nossa hipótese é de que o estado trófico determina se as comunidades bacterianas se comportam de forma homeostática ou flexível em ambientes de baixa latitude. Nosso objetivo é avaliar a resposta dessas comunidades (regulação estequiométrica) às diferentes disponibilidades de nutrientes nesses ambientes.

Interno - 1714892 - ADRIANO CALIMAN FERREIRA DA SILVA
Presidente - 1639731 - ANDRE MEGALI AMADO