PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: MARÍLIA BRUZZI LION

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA BRUZZI LION
DATA: 28/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves
TÍTULO:

DISTÂNCIA DE DESCONEXÃO, FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E MODOS REPRODUTIVOS NA CONSERVAÇÃO DA HERPETOFAUNA


PALAVRAS-CHAVES:

Anfíbios, répteis, distância de desconexão, fragmentação, modos reprodutivos, conservação


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

O objetivo mais geral desse estudo foi avaliar o efeito de fatores espaciais, paisagísticos e climáticos sobre padrões de comunidades e populações de espécies da herpetofauna. A tese se desdobra em três capítulos:

O primeiro trata especificamente da distância de desconexão (i. e. a distância que separa fragmentos florestais de fontes de água perenes) e suas implicações para as espécies de anfíbios com larvas aquáticas. Nós mostramos que fragmentos florestais mais distantes de corpo d’água possuem menos espécies e menos indivíduos de anfíbios. Mostramos também que, para os remanescentes atuais da Mata Atlântica, fragmentos maiores são menos afetados pela distância de desconexão e que, portanto, devem ser priorizados em estratégias de conservação.

O segundo capítulo foca a comunidade e populações de répteis amostradas nos mesmos fragmentos, e avalia o efeito de métricas tradicionais de ecologia de paisagens: tamanho e forma dos fragmentos (na escala local), e isolamento e qualidade da matriz (na escala da paisagem). Ao contrário das previsões teóricas, a riqueza, abundância total e populacional, e a probabilidade de ocorrência das espécies diminuíram com a área dos fragmentos. As demais métricas geraram respostas espécie-específicas. Nós destacamos a importância de pequenos fragmentos florestais para a conservação de répteis da Mata Atlântica.

O terceiro capítulo é uma análise global sobre a distribuição dos modos reprodutivos terrestres (não afetados pela desconexão de habitat) em anfíbios. Avaliamos a relação entre a proporção de modos terrestres e o clima, e a presença de ambientes lóticos e lênticos. A umidade relativa do ar e a evapotranspiração foram as variáveis mais importantes para os modos terrestres. Assim, a quantidade de água no ar é um fator limitante para essas espécies. Já que modos aquáticos e terrestres sofrem diferentes pressões de seleção, características reprodutivas devem ser consideradas em estratégias eficazes para conservação dos anfíbios.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1678338 - ADRIAN ANTONIO GARDA
Presidente - 1678202 - CARLOS ROBERTO SORENSEN DUTRA DA FONSECA
Interno - 1715227 - GABRIEL CORREA COSTA
Externo à Instituição - THIAGO FERNANDO LOPES VALLE DE BRITTO RANGEL - UFG
Notícia cadastrada em: 28/08/2014 13:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao