PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: PABLO ARIEL MARTINEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PABLO ARIEL MARTINEZ
DATA: 28/08/2013
LOCAL: Centro de Biociências

ESTUDOS MACROECOLÓGICOS EM CANÍDEOS: UMA PERSPECTIVA NEOTROPICAL

Raposa, adaptação, deriva genética, filogeografia, regras ecogeográficas.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A observação de padrões fenotípicos em grande escalas geográficas têm levado ao estabelecimento das regras ecogeográficas. Os canídeos em geral possuem uma alta vagilidade, assim como um grande potencial de colonização, sendo estas características acompanhadas por inúmeras variações fenotípicas. Dentro dos canídeos endêmicos da região Neotropical, destacam-se duas espécies por sua ampla distribuição latitudinal, Cerdocyon thous e Lycalopex culpaeus sendo modelos interessantes para estudos Macroeológicos. Analisamos o dimorfismo sexual do tamanho (SSD) na família Canidae, assim como a contribuição ecológica e histórica na variação fenotípica de C. thous e L. culpaeus, a partir de análises de morfometria geométrica, modelos de nicho e filogeografica.  A partir do estudo do SSD observou-se que não seguem a regra de Rensch. Assim também, o SSD na família não está relacionado com a história filogenética, parecendo ser resultado do comportamento monogâmico da família. Cerdocyon thous possui uma distribuição disjunta, encontrando-se populações ao norte e ao sul do Equador. Ao sul do Equador observou-se um clássico padrão de Bergmann, entretanto ao norte do Equador observou-se um padrão inverso à regra de Bergmann. Este padrão inverso, parece ser efeito de processos históricos e não o resultado adaptativo a características ambientais atuais. A partir do estudo de L. culpaeus observaram-se fortes estruturações genéticas. As populações estabelecidas geneticamente também mostraram diferenças significativas na forma do crânio e mandíbula. A forma do crânio e mandíbula parece estar relacionada com a estrutura genética e geográfica das populações. Assim também determinou-se que as variações do tamanho de L. culpaeus mostram um padrão clássico da regra de Bergmann.  A partir de nossos estudos, conseguimos observar padrões gerais de dimorfismo sexual dentro dos canídeos, assim como gerar hipóteses biogeográficas sobre a diferenciação das populações, quantificar a contribuição ecológica e histórica sobre a variação fenotípica de C. thous e L. culpaeus.

Externo à Instituição - FERNANDO PERINI - UFMG
Interno - 1715227 - GABRIEL CORREA COSTA