Utilização do rejeito do beneficiamento da scheelita na pavimentação.
Rejeito; Pavimentação, scheelita.
A mineração é uma atividade de grande valor econômico e social, auxiliando no desenvolvimento do país. Por outro lado, pode ser extremamente danosa ao meio ambiente caso não exista um adequado estudo de gestão de resíduo como medida mitigadora de seus efeitos. Exemplos de alguns desses efeitos nocivos são a poluição das águas, do solo e do ar. Existem outros tipos de poluição gerada pela atividade mineradora, como a poluição visual, devido à estocagem dos rejeitos por muitas vezes realizados a céu aberto, modificado a paisagem local; a poluição sonora devido aos ruídos provocados pelas maquinas, dentre outros.
Com o avanço econômico do país, naturalmente há um crescimento no setor da infraestrutura viária, tendo por consequência, por exemplo, a execução de reparos e manutenções de estradas já acabadas, além da construção de novas rodovias. Dessa forma, a demanda por insumos, tais como os materiais agregados, aumenta consideravelmente.
Com o aproveitamento dos rejeitos do beneficiamento da scheelita, será possível proporcionar uma alternativa eficiente em substituição aos agregados convencionalmente utilizados, contribuindo assim para a preservação da fauna e flora das áreas de exploração das jazidas de agregados, além de amenizar o problema cada vez maior da escassez dos minerais.