Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE KARLLA SANTOS DA SILVA

DISCENTE : RAYANNE KARLLA SANTOS DA SILVA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Local a definir

CALIBRAÇÃO DE DADOS DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA PARA APLICAÇÕES DE GEOTÊXTEIS EM OBRAS DE PROTEÇÃO COSTEIRA EM NATAL/RN, BRASIL

Geossintéticos; Intemperismo Natural; Radiação Ultravioleta.

O alto custo e impacto ambiental de elementos tradicionais da construção civil, como escombros e concreto faz emergir a utilização de materiais com maior vantagem econômica, sustentável e de fácil manejo como é o caso dos geossintéticos que vem sendo aplicados em larga escala nos últimos anos. Entretanto, preocupações sobre a durabilidade afloram ao passo em que a origem polimérica está sujeita a agentes distintos de degradação, e.g radiação ultravioleta, oxidação e intemperismo. É comum que os dados de radiação ultravioleta sejam estabelecidos a partir de leituras em estações meteorológicas situadas a uma dada distância dos pontos de exposição dos geossintéticos. Assim, este artigo tem como finalidade propor uma calibração da radiação ultravioleta no litoral do município de Natal/RN, a partir dos dados obtidos na Estação Meteorológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram realizadas medições de radiação UV em quatro dias distintos no Departamento de Oceonografia e Limnologia (DOL/UFRN), os quais foram comparados com a base de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A radiação UV foi mensurada em três posições (0°, 6° e 45° com a horizontal), de forma a contemplar as inclinações prescritas em diferentes normas de ensaio para exposição de geossintéticos à radiação UV. Adicionalmente, foi realizada uma análise crítica aos dados apresentados em pesquisa anterior, com exposição na mesma área de estudo. Os resultados elucidaram a necessidade de verificação in situ da radiação ultravioleta nesse tipo de avaliação de degradação.

Interno - 028.307.994-02 - ENIO FERNANDES AMORIM - IFRN
Interno - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA