Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLA DE SENA BARBOSA

DISCENTE : MARCELLA DE SENA BARBOSA
DATA : 20/01/2022
LOCAL: meet.google.com/gze-pwzu-iec

Desenvolvimento de compósitos para impressão 3D com incorporação de fíler calcário e metacaulim em substituição parcial ao cimento

Impressão 3D, cimento, filer calcário, metacaulim, capacidade de construção

A impressão 3D de concreto (3DCP) baseada nas técnicas de manufatura aditiva vem ganhando destaque no setor da construção civil, apesar da grande dificuldade no fornecimento de materiais cimentícios com características adequadas ao sistema de extrusão. Para atender tais critérios, as misturas 3DCP normalmente são dosadas com elevados teores de cimento Portland que, por sua vez, é retentor de um processo de fabricação que consome muita energia e libera elevadas quantidades de CO2 para a atmosfera. Logo, uma solução vista como promissora para tornar a metodologia 3DCP mais sustentável é a redução do consumo de cimento através da substituição parcial por materiais cimentícios suplementares (SCM). Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de compósitos para impressão 3D contendo diferentes percentuais de filer calcário e metacaulim como fração aglomerante das composições de análise. Essas misturas foram avaliadas tanto no estado fresco – por meio dos ensaios de espalhamento, abatimento, densidade de massa, teor de ar incorporado, squeeze-flow e capacidade de construção – como no estado endurecido – levando em consideração o comportamento de resistência à flexão, compressão, aderência entre camadas, massa específica, porosidade e absorção de água. Os resultados mostram que é possível a obtenção de compósitos imprimíveis com consumo de cimento reduzido decorrente da incorporação de materiais cimentícios suplementares nas dosagens. No estado fresco isso é evidenciado pelo traço FC30MK10h12, que melhor atendeu aos critérios de extrusão. Já no estado endurecido, a mistura FC30 foi a que proporcionou um melhor desempenho mecânico dentre as composições contendo SCM. De uma forma geral, foi constatado que o emprego de filer calcário e metacaulim em substituição parcial ao cimento se firma como uma alternativa relevante ao obedecer aos requisitos necessários à impressão e ao minimizar os elevados consumos de cimento normalmente utilizados nessa nova técnica de construção.

Presidente - 022.621.844-96 - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Interna - 2621720 - ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
Interno - 671.403.354-00 - KLEBER CAVALCANTI CABRAL - UFERSA
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 19:18