Banca de DEFESA: YNGRID RAYANE FREITAS DO NASCIMENTO

DISCENTE : YNGRID RAYANE FREITAS DO NASCIMENTO
DATA : 21/10/2021
LOCAL: meet.google.com/tpe-pxiv-myc

Pontes rodoviárias curvas em concreto com tabuleiros alargados: Uma análise da distribuição dos momentos fletores e das forças cortantes devido à carga móvel.

Cargas móveis; Resistência do concreto; Pontes curvas; Alargamento; MEF.

Muitas pontes das rodovias brasileiras correm o risco de se tornarem funcionalmente obsoletas e estruturalmente deficientes, caso não tenham seus tabuleiros alargados e suas estruturas reforçadas para se adequarem às novas dimensões transversais e cargas adotadas na ampliação da malha viária nacional. Apesar disso, verifica-se ainda que a literatura técnica sobre pontes está quase sempre direcionada para projetos e construção de obras novas, de modo que os projetos de alargamento de pontes existentes constituem um tema ainda pouco explorado. Diante disso, esta pesquisa busca analisar a distribuição de momentos fletores e forças cortantes devidos à carga móvel em pontes curvas que passaram por um processo de alargamento, visando entender como a execução de alargamentos com rigidez superior à do tabuleiro pré-existente afeta essa distribuição. No total, foram concebidos 72 modelos, mediante variação da rigidez dos trechos alargados, raio de curvatura, número de longarinas, tipo de seção transversal e inclusão de transversinas intermediárias. As análises se basearam nos Fatores de Distribuição dos Momentos Fletores (FDMF’s) e das Forças Cortantes (FDFC’s), obtidos através do MEF, por intermédio do software CsiBridge® v22, admitindo as cargas móveis do veículo tipo TB-450 da NBR 7188 (ABNT, 2013). O carregamento móvel foi aplicado em duas posições transversais do tabuleiro, constituindo os casos de carga 01 e 02. As análises foram complementadas pela aplicação de métodos analíticos aproximados (V-Load e M/R), cujos resultados foram comparados aos obtidos pelo MEF. Os resultaram permitiram concluir que as variações percentuais tendem a ser tanto maiores quanto mais alta for a rigidez do trecho alargados. Para o caso de carga 02, no geral, observou-se afluência das cargas para os trechos de maior rigidez, aliviando as longarinas pré-existentes. No entanto, pela aplicação do caso de carga 01, em muitos casos, as longarinas contidas no trecho alargado externo também foram sujeitas a alívios, constituindo uma pouco desejável. Quanto ao efeito da curvatura, constatou-se que a variação do raio não alterou significativamente o impacto exercido pelo enrijecimento dos alargamentos, tanto na distribuição de momentos fletores quanto na de forças cortantes. Da análise MEF versus Método V-Load, constata-se que, à medida que se reduz o raio de curvatura da ponte, elevam-se as discrepâncias entre os fatores. Em contrapartida, os efeitos da variação da rigidez nos alargamentos não foram relevantes. Com relação ao método M/R, ficou atestada a ineficiência do método, que produziu resultados não conservadores para as longarinas dos septos internos.

Presidente - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO
Interno - 2087565 - RODRIGO BARROS
Externo à Instituição - GILBERTO GOMES - UnB
Externo à Instituição - LEANDRO MOUTA TRAUTWEIN - UNICAMP