Banca de DEFESA: LISIEUX FEITOSA GONDIM PIPOLO

DISCENTE : LISIEUX FEITOSA GONDIM PIPOLO
DATA : 28/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/biw-dvqh-ksk

Estudo da pasta de cimento com substituição parcial e total de manipueira pela água de amassamento.

Pasta de cimento. Biopolímero. Manipueira. Hidratação do cimento. Subproduto.

A pasta de cimento é a união de dois insumos básicos no setor da construção civil, água e cimento. A partir dele são preparadas as argamassas e concretos, elementos mais consumidos na indústria da construção. Diante da grande demanda por estes insumos surgem alguns questionamentos sobre o impacto ambiental, quanto ao elevado consumo de recursos naturais e o impacto social, pelo uso de água tratada para atividades menos nobres que o abastecimento humano. Neste caminho, pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o propósito de substituir os tradicionais materiais da pasta de cimento por subprodutos que proporcionem semelhantes ou melhores propriedades em materiais cimentícios e minimizem o consumo de bens naturais através da substituição por subprodutos de outras atividades produtivas. O processo de beneficiamento da mandioca (Manihot esculenta Crantz) para produção da fécula e farinha gera a manipueira, subproduto líquido de aspecto leitoso que escorre das raízes durante o processo de prensagem com alto teor de ácido cianídrico e elevada demanda bioquímica de oxigênio (BDO). Em 2020 o Brasil foi responsável pela produção de 18,96 milhões de toneladas da raiz de mandioca o que equivale a 14,95 ton/ha. Estima-se que a produção de manipueira atinge a proporção de 3:1, para cada 3kg de raízes prensadas é gerado 1 de manipueira. O acúmulo em pequenas áreas circundantes ou seu descarte em corpos d’água (alteração da capacidade de autodepuração e eutrofização). Considerando este contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento da pasta de cimento no estado fresco e endurecido, além de sua microestrutura ao substituir total e parcialmente a água de hidratação por manipueira líquida. Desta maneira, foram estudadas sete proporções de substituição da manipueira líquida pela água de hidratação da pasta de cimento em 10%, 15%, 20%, 25%, 50%, 75% e 100%. Foi realizada a caracterização do cimento e da manipueira (subproduto). Na sequência, as pastas foram analisadas quanto as suas propriedades no estado fresco (consistência normal, mini slump e tempo de pega) e endurecido (resistência à compressão, resistência à tração na flexão, absorção por capilaridade, absorção por imersão, densidade aparente). Foram realizadas nas amostras das composições de l contou com a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Difração de Raios X (DRX), Fluorescência de Raios-X (FRX) e Termogravimetria (TG/DTG). No estado fresco a presença da manipueira provocou retardo do tempo de pega e promoveu comportamento plastificante às pastas de cimento em todas as formulações propostas. No estado endurecido, promoveu aumento da resistência à compressão em formulações com até 20% de substituição e queda acentuada nas demais proporções. Foi verificado ainda a diminuição da massa específica, aumento do índice de vazios e absorção por capilaridade em todas as variações de substituição da manipueira por água. Os resultados indicaram que a formulação da pasta de cimento com substituição da água de hidratação por manipueira com melhor desempenho nos quesitos avaliados foi em 20%, viabilizando o subproduto, manipueira, com material viável para aplicação em produtos de base cimentícia.

Presidente - 1149564 - WILSON ACCHAR
Interna - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA