Banca de DEFESA: FELIPE CARLOS DE ARAUJO LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE CARLOS DE ARAUJO LEAL
DATA : 24/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto - Link: meet.google.com/wqg-ypvc-kks
TÍTULO:

ANÁLISE ESTÁTICA E SÍSMICA DE FUNDAÇÃO DE AEROGERADOR EM RADIER ESTAQUEADO


PALAVRAS-CHAVES:

Radier estaqueado; Análise sísmica; Fundação de aerogerador; Modelagem numérica; Dinâmica de fundações; Fundações sismo-resistentes; Interação solo-estrutura.


PÁGINAS: 281
RESUMO:

O presente trabalho se propõe a avaliar o comportamento estático e sísmico de propostas de fundação em radiers estaqueados para um aerogerador situado na cidade de Macau, no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. As análises estáticas e sísmicas foram realizadas através do Método dos Elementos Finitos, com o software ABAQUS. Inicialmente, em análises estáticas, observou-se que em um radier estaqueado com 24 estacas (número de estacas originalmente previsto no projeto da fundação) o radier resistiu a 63% do carregamento vertical aplicado ao sistema, o que demonstra a importância da consideração do contato radier-solo neste caso. Concluiu-se, nas análises estáticas, que um radier estaqueado com 8 estacas (RE8) era suficiente para atender aos critérios de segurança e deslocabilidade necessários. Neste caso, o radier passou a suportar 85% da carga vertical aplicada à fundação e o critério que limitou a redução de mais estacas foi a rigidez rotacional, que está relacionada aos recalques diferenciais da fundação. Para as análises sísmicas, foi gerado um acelerograma artificial compatível com as condições sísmicas observadas no Brasil. Observou-se que a ação do sismo na base do modelo provocou variações nas cargas e deslocamentos verticais das fundações, bem como em sua rigidez rotacional e translacional, ao longo da duração do evento. O RE8, proposta otimizada para situação de apenas carregamento estático, experimentou aumento de recalques de até 34% durante a solicitação sísmica, bem como decréscimos de mesma ordem de grandeza em sua rigidez rotacional e translacional. Isso tornou a fundação imprópria para o caso, pois não atendeu aos critérios de deslocabilidade impostos pela fabricante do aerogerador, bem como apresentou possibilidade de insuficiência estrutural por tração em estaca. Finalmente, percebeu-se que um radier estaqueado com 20 estacas (RE20) atendeu a todos os critérios de projeto durante as solicitações estáticas e sísmicas e, portanto, se mostrou como uma proposta de fundação adequada para o caso. Concluiu-se que, apesar da solicitação sísmica ser de baixa magnitude, condizente com o território brasileiro, é capaz de causar efeitos importantes em estruturas rigorosas, como fundações de aerogeradores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692497 - OSVALDO DE FREITAS NETO
Interno - 1149451 - OLAVO FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - ALEXANDRE DUARTE GUSMÃO - UPE
Externo à Instituição - ERINALDO HILÁRIO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 23/05/2021 11:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao