Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAILTON RAWLYSON DANTAS CAMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAILTON RAWLYSON DANTAS CAMARA
DATA : 29/04/2021
HORA: 19:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Comparação entre o Método dos Elementos Discretos e o Método dos Elementos Finitos à resposta cíclica de um aterro de encontro de ponte semi-integral


PALAVRAS-CHAVES:

Método dos Elementos Discretos (MED); Ponte semi-integral; Empuxo de terra; Comportamento cíclico.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

As pontes integrais e semi-integrais são opções para substituir as pontes convencionais, que rotineiramente apresentam problemas associados às juntas de dilatação e aparelhos de apoio. Entretanto, os deslocamentos laterais cíclicos da superestrutura, induzidos por variações de temperatura, levam a uma complexa interação entre o aterro e o encontro de uma ponte integral ou semi-integral, o que demanda estudos aprofundados sobre o comportamento destas pontes. Nesta pesquisa, o Método dos Elementos Discretos (MED) foi utilizado na construção de um modelo computacional com o uso do software Rocky da ESSS, com o objetivo de investigar a resposta de um aterro granular aos deslocamentos cíclicos do encontro de uma ponte semi-integral localizada no Texas, EUA. De modo a limitar o número de partículas e o tempo computacional, o modelo criado incluiu apenas uma parte do aterro no topo do encontro. A sequência cíclica de deslocamentos laterais impostos foi escolhida de modo a simular a conclusão da ponte no outono. A magnitude dos deslocamentos laterais prescritos, de ± 2,5 mm, foi selecionada para representar a resposta cíclica anual da ponte. Os resultados indicaram um aumento do coeficiente de empuxo lateral na face do encontro e dos recalques na superfície do aterro após cada ciclo de movimentação do encontro. Verificou-se uma boa concordância dos resultados obtidos no presente trabalho com resultados de simulações feitas com o Método dos Elementos Finitos (MEF) para a mesma ponte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2551234 - YURI DANIEL JATOBA COSTA
Interna - 1524077 - CARINA MAIA LINS COSTA
Externo à Instituição - LEONARDO HENRIQUE BORGES DE OLIVEIRA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 08:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao