Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO ITALO FRANCO DE OLIVEIRA

DISCENTE : BRUNO ITALO FRANCO DE OLIVEIRA
DATA : 30/04/2021
LOCAL: Videoconferência -Google Meet

Avaliação do Custo do Ciclo de Vida de materiais cimentícios: estudo para argamassas industrializadas.

Avaliação econômica. Construção civil. Análise Custo-Benefício. Gestão de custos. Valoração ambiental.

A indústria de construção civil consome grandes quantidades de energia e insumos, principalmente, o ramo dos materiais cimentícios, então compreender todo o ciclo de vida é extremamente relevante. Assim, considerando a importância de dentro da perspectiva do ciclo de vida analisar os aspectos ambientais e econômicos, a produção de argamassas industrializadas foi analisada, a partir de um estudo de caso em uma empresa localizada no interior do Nordeste, empregando uma metodologia de custo do ciclo de vida (CCV). Os custos foram avaliados empregando uma abordagem custo-benefício, associando os custos internos e externos, utilizando ainda o estudo de cenários alternativos para minimizar incertezas e analisar diferentes caminhos. Os resultados do CCV mostram que a aquisição de matérias-primas e insumos é o maior contribuinte para os custos totais, e que o cimento tem um elevado impacto econômico e ambiental. Todos os cenários alternativos apresentaram resultados melhores do que o cenário de referência, motivados principalmente pela substituição do Cimento Portland Comum pelo Cimento LC3. Conclui-se que a inclusão do pensamento do ciclo de vida no processo de tomada de decisões é de suma relevância para a obtenção de uma produção mais sustentável, uma vez que considera os diferentes estágios do ciclo de vida.

Presidente - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interna - 380.026.713-68 - JOSYANNE PINTO GIESTA - IFRN
Externa à Instituição - CLAUDIA COUTINHO NÓBREGA - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 08:17