Banca de DEFESA: LARISSA CAVALCANTE DE ARAUJO MELLO

DISCENTE : LARISSA CAVALCANTE DE ARAUJO MELLO
DATA : 29/07/2019
LOCAL: Auditório do CTEC

Efeitos das elevadas temperaturas em concretos autoadensáveis com altos teores de resíduo da biomassa da cana-de-açúcar e metacaulim.

Concreto sustentável; cinza do bagaço da cana-de-açúcar; durabilidade; elevadas temperaturas; lascamento; gismondina.

Os finos adicionados ao concreto autoadensável (CAA) como alternativa de diminuir o alto teor de cimento contribuem para tornar o CAA um compósito sustentável tendo em vista a minimização da produção de CO2 pela indústria cimentícia.  Além disso, as adições minerais podem proporcionar melhorias nas propriedades mecânicas e de durabilidade do concreto. Um dos parâmetros de durabilidade é o comportamento do material frente às situações extremas como quando submetidos às elevadas temperaturas, equiparadas às atingidas em um incêndio. Nesta situação, a diminuição da resistência e do módulo de elasticidade, alterações na coloração e porosidade, além do efeito spalling, podem ocorrer no concreto em virtude da perda de água e de alterações microestruturais. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o comportamento em altas temperaturas de concretos autoadensáveis com elevados teores de resíduo da biomassa da cana-de-açúcar (RBC) e metacaulim (MK). Para tal, houve substituição do cimento de 30% a 50% pelas adições minerais. No estado fresco, as propriedades foram avaliadas comprovando a trabalhabilidade dos concretos confeccionados. No estado endurecido, as amostras foram avaliadas a temperatura ambiente, 200°C, 400°C, 600°C e 800°C e analisadas quanto à inspeção tátil-visual, perda de massa, resistência à compressão, velocidade do pulso ultrassônico, absorção de água por imersão, índice de vazios, massa específica, absorção por capilaridade e difração por raios-X. Os resultados mostraram que CAAs com até 40% de adições minerais são menos sensíveis a altas temperaturas e que a maior inserção de metacaulim os deixam mais sensíveis as altas temperaturas.  Outrossim, o alto teor de adições minerais consome o Ca (OH)2 do meio e formam o silicato de cálcio e alumínio de cálcio hidratado.

Interna - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Presidente - 022.621.844-96 - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN