Proposição de um cenário educacional para ensino do BIM numa perspectiva de ensino híbrido
Ensino do BIM; ensino híbrido; currículo; Engenharia Civil
Dada a demanda por profissionais com habilidades em Modelagem da
Informação da Construção o ensino desse paradigma nos cursos de graduação
em engenharia civil, deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade. A
formação desses profissionais também demanda novos processos de ensino-
aprendizagem. Esse trabalho parte do pressuposto que as metodologias ativas
de ensino podem ter uma sinergia e potencializar o ensino do BIM. O objetivo
desse trabalho é propor uma metodologia de ensino do BIM sob a perspectiva
do ensino híbrido. Para isso, será adotado como método de pesquisa a Design
Science Research, através da experiência prática numa disciplina do curso de
engenharia civil da universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde
será inserido o BIM através de duas modalidades do ensino híbrido, rotação
por estações e sala de aula invertida. O principal resultado esperado desta
pesquisa é o desenvolvimento de um artefato capaz de guiar a inserção do BIM
nas grades curriculares do curso de engenharia civil, de modo a fortalecer o
processo de ensino-aprendizagem dos alunos através de uma metodologia de
aprendizagem ativa.