EFEITOS DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA, FLUÊNCIA E RETRAÇÃO EM PONTES INTEGRAIS DE CONCRETO ARMADO.
Pontes integrais; Pontes de encontros integrais; Variação de temperatura; Fluência; Retração.
Esse trabalho se propõe a analisar o comportamento estrutural de pontes
integrais de concreto armado, a fim de analisar a variação dos esforços internos, tensões
bem como os deslocamentos longitudinais gerados na estrutura devido às ações
indiretas de fluência, retração e variação de temperatura. Será considerada a
deformabilidade do solo através de interação solo-estruturas (ISE) utilizando-se curvas
p-y onde o solo vizinho às estacas será representado por um conjunto de molas
horizontais de comportamento não-linear. O solo de aterro localizado vizinho ao
encontro será modelado com molas lineares. Será realizada uma análise numérica
tridimensional de uma ponte com três vãos por meio de programa baseado no método
dos elementos finitos, analisando-se 03 (três) sistemas estruturais diferentes: ponte
integral; ponte de encontros integrais e ponte convencional, sendo esta última composta
por vãos isostáticos separados por juntas de dilatação. Ao final, será realizada uma
comparação entre os resultados obtidos com os sistemas de ponte integral com o de
ponte convencional e, por fim, uma comparação com modelos teóricos e analíticos,
utilizando-se a NBR 6118:2014 para consideração da ação de temperatura e o modelo
do Eurocode 2:2004 para fluência e retração.