Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ AZEVEDO DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ AZEVEDO DE MEDEIROS
DATA : 20/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CTEC
TÍTULO:

Caracterização de resíduos de rochas pegmatíticas e gnáissicas segundo potencial reativo, índices físicos e resistência mecânica.


PALAVRAS-CHAVES:

Reação álcali-agregado, resíduo de lavra, esclerômetro de Schmidt.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

A mineração é uma atividade econômica de caráter extravista e fundamental como base para variadas cadeias produtivas como: indústria química, farmacêutica, construção civil e muitas outras. Apesar de fomentar riquezas e bens de consumo, essa atividade é potencialmente prejudicial ao meio ambiente se for acondicionada inadequadamente, gerando impactos ambientais negativos. Sendo o Rio Grande do Norte um estado que detém a mineração como uma de suas principais atividades econômicas e a construção civil uma indústria que demanda alto volume de insumos, o presente trabalho propõe-se analisar resíduos de lavra de duas espécies de rochas cristalinas provenientes de duas mineradoras: pegmatitos e gnaisses. Esses resíduos foram caracterizados petrograficamente, segundo seu potencial reativo à Reação Álcali-agregado, segundo índices físicos (absorção, porosidade e massa específica) e resistência mecânica (resistência à compressão simples utilizando ensaio com o esclerômetro de Schmidt) com vistas ao aproveitamento para agregado para concreto. Foi verificado que duas amostras de pegmatitos obtiveram bons resultados segundo tanto em relação à reatividade, índices físicos e resistência mecânica. Porém, outras amostras de pegmatito obtiveram bons valores segundo seus índices físicos e resistência mecânica. Uma amostra de gnaisse apresentou potencialidade reativa à norma, porém teve destaque em relação à resistência mecânica e índices físicos. Portanto, conclui-se ser necessário expandir o entendimento de tais amostras através de testes complementares como ensaios de expansão com barras de argamassa, por exemplo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1284389 - MARIA DEL PILAR DURANTE INGUNZA
Externo ao Programa - 347135 - ANTONIO CARLOS GALINDO
Externo ao Programa - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIO TAVARES DE OLIVEIRA CAVALCANTI NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 14/12/2018 09:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao