A PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA E SUA RELAÇÃO COM AS ÁREAS VERDES EM NATAL/RN
Vegetação Urbana. Mercado Imobiliário. Incorporações Imobiliárias. Dinâmica Imobiliária.
O crescimento habitacional nos centros urbanos causou impactos nas áreas verdes, que precisaram ceder espaço para as novas construções. Cada vez mais escassas no meio urbano, a vegetação incorpora benefícios que justificam o interesse dos promotores imobiliários em produzir no entorno das áreas verdes, uma vez que a natureza incorpora valores intangíveis aos imóveis como qualidade de vida, paisagem, ventilação e ar puro. A relevância desse trabalho é o estudo de caso do município de Natal-RN, que tem como objetivo analisar a relação entre a localização dos empreendimentos imobiliários produzidos entre 1990 e 2016 com as áreas verdes da cidade. Para correlacionar espacialmente esses elementos, o estudo utilizará de ferramentas de Sistema de Informações Geográficas (SIG) possibilitando resultados mais objetivos. Espera-se que boa parte dos empreendimentos imobiliários procure se localizar no entorno de áreas verdes incorporando sobre lucros consideráveis a partir dos investimentos públicos. Esse estudo contribui tanto para os promotores imobiliários que podem aumentar seus lucros com a construção de empreendimentos mais atrativos pelos consumidores, como para o setor público, para que possam distribuir de maneira adequada os benefícios públicos fornecidos pelos espaços verdes urbanos.