A PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA E SUA RELAÇÃO COM AS ÁREAS VERDES EM NATAL/RN
Vegetação Urbana. Mercado Imobiliário.
Incorporações Imobiliárias. Dinâmica Imobiliária.
O crescimento habitacional nos centros urbanos causou
impactos nas áreas verdes, que precisaram ceder espaço para as
novas construções. Cada vez mais escassas no meio urbano, a
vegetação incorpora benefícios que justificam o interesse dos
promotores imobiliários em produzir no entorno das áreas verdes,
uma vez que a natureza incorpora valores intangíveis aos imóveis
como qualidade de vida, paisagem, ventilação e ar puro. A
relevância desse trabalho é o estudo de caso do município de
Natal-RN, que tem como objetivo analisar a relação entre a
localização dos empreendimentos imobiliários produzidos entre
1990 e 2016 com as áreas verdes da cidade. Para correlacionar
espacialmente esses elementos, o estudo utilizará de ferramentas
de Sistema de Informações Geográficas (SIG) possibilitando
resultados mais objetivos. Espera-se que boa parte dos
empreendimentos imobiliários procure se localizar no entorno de
áreas verdes incorporando sobre lucros consideráveis a partir dos
investimentos públicos. Esse estudo contribui tanto para os
promotores imobiliários que podem aumentar seus lucros com a
construção de empreendimentos mais atrativos pelos
consumidores, como para o setor público, para que possam
distribuir de maneira adequada os benefícios públicos fornecidos
pelos espaços verdes urbanos.