Análise da promoção imobiliária do município de Natal/RN com uso de ferramentas de sistemas de informações geográficas.
promoção imobiliária, georreferenciamento, expansão urbana
Nas últimas décadas é crescente a participação do mercado imobiliário no processo de ocupação do espaço urbano. Esse fenômeno decorre tanto do crescimento demográfico quanto das alterações econômicas pelas quais passou o Brasil nos últimos 30 anos. Esses fatos, aliados a falta de informações geográficas mais apuradas sobre o mercado imobiliário potiguar, geram dificuldades na tomada de decisões estratégicas para a cidade, tanto por parte da gestão pública, quanto pela iniciativa privada. Face a essa perspectiva, surge a necessidade de buscar novas alternativas e tecnologias que visem facilitar o processamento de dados existentes, para otimizar a análise do mercado imobiliário de Natal/RN. Dessa forma, este trabalho buscou realizar uma primeira aproximação acerca da distribuição espacial das incorporações imobiliárias registradas nos cartórios de registro imobiliário do município de Natal/RN no período do ano 1990 a 2015, fazendo uso de ferramentas baseadas em sistemas de informações geográficas. Para tanto foi necessário georreferenciar todos os empreendimentos cadastrados nesse período, a partir de banco de dados existente, programas de sistema de informação geográfica e imagens de satélite. O uso dessa metodologia confirmou a intensificação da verticalização durante o período, principalmente nos bairros de Lagoa Nova, Tirol, Ponta Negra e Capim Macio, assim como a concentração de unidades com áreas reduzidas nos bairros periféricos. A Zona Sul do município se destaca pelo intenso processo de produção habitacional, confirmando a necessidade de expansão da infraestrutura e dos serviços urbanos. Por fim, o uso de ferramentas de georreferenciamento contribuiu para determinação dos principais vetores de crescimento da cidade.